
Sugestão de hoje: porta-jóias em biscuit. Que pode ser também um porta objetos lindo.
Biscuit costuma ser uma técnica associada às lembrancinhas e miudezas como chaveiros e ímãs de geladeira. Engraçado que esquecemos o potencial deste material que pode ser muito explorado criativamente.
Vamos fazer um porta-jóias de biscuit, buscando uma abordagem mais moderna para este material, mais descolada, que demonstre o que estou sugerindo.
Claro, a minha proposta é sempre deixar abertas as possibilidades pra que você coloque o seu toque pessoal no objeto, transformando ainda mais a ideia inicial. Assim confira outros acabamentos na galeria lá do final.
Vou te dar o caminho e depois você deixa a sua marca registrada na finalização 😀
Como fazer um porta-jóias de biscuit
Vamos usar massa para biscuit que eu optei em comprar pronta, o suficiente para este projeto. E vamos usar uma folha de árvore com boas nervuras e desenho que favoreça. Escolha em seu jardim ou nos parques próximos.
Quer fazer a sua massa em casa? Clique aqui e aprenda agora mesmo.

Vamos esticar a massa cuidando para não deixar muito fina. Abra com um rolo no formato mais regular possível.

Posicione a folha sobre a massa esticada e cuide para que todos os lados assentem sobre ela.

Prense a folha sobre a massa usando o mesmo rolo. Faça isso com cuidado.

Corte todo o contorno usando uma faca de ponta e vá retirando o excesso.

Remova a folha da superfície da massa.

Agora você já consegue ver o relevo interessante que obtemos com este processo. Isso só já é super especial.

Prepare um suporte para deixar sua massa secar. Como ela vai precisar de profundidade, vamos usar um pote arredondado.


Para ajudar nesta modelagem, amasse uma folha de papel alumínio e ajuste sobre o pote, sempre pensando no formato desejado.

Posicione a folha sobre este pote e dê o formato que você deseja para o porta-jóias.

Agora ela vai secar por um dia, mas preste atenção ao processo. No momento a massa está bem clara e ao secar ela vai mudar de cor.

Veja como a massa parece mais amarela. Agora ela já está seca, firme e podemos decorar.

Como decorar o porta-jóias
Você pode optar por tingir sua massa e assim pular esta etapa, mas não há problema nenhum em pintar a massa que está em cor crua. A pintura adere super bem.
Para mais dicas sobre esta questão, clique e leia o post Dicas Iniciais para o Biscuit.
No caso eu optei por pintar depois e segui as dicas do fabricante, que sugere o uso de tinta para tecido ou tinta para artesanato. Precisei de duas demãos para cobrir perfeitamente.
Aqui usei o pincel 484, linha vermelha da Condor que dá suavidade à pincelada ajudando a ter uma cobertura de qualidade. Pinte e espere secar bem.

Depois de seco eu apliquei verniz spray fosco, que vai ajudar a proteger a pintura. Para seguir com minha intervenção, eu vou usar um material bem interessante: canetas permanentes.
Decorando a peça pronta
Estas canetas Paint Marker você encontra da Pentel e da Uni, mas diferente da Posca, estas resistem muito melhor à água e ao manuseio. Ou seja, não vão sair. Você encontra em várias espessuras de pontas, nas melhores casas de material para artesanato.

Vou fazer uma intervenção na superfície da folha porque quero que ela tenha esta pegada mais moderna. Ela deve parecer com uma folha, mas não quero que seja um folha. Confuso?!? 😛
Para isso vou traçar círculos imperfeitos sobre a superfície, e criar um padrão, quase como uma estampa. Vou usar duas espessuras de caneta e duas cores.

O que quero te mostrar é que aqui entra a sua criatividade. Eu gosto assim, e você gosta de um outro jeito, então solte suas ideias e tente sempre exercitar um pensamento fora da caixa. Fica o desafio.

Aqui meu porta-jóias já está pronto para usar. Depois de desenhar, a secagem é muito rápida e você já pode usar ou embalar para vender e presentear.

Vou colocar onde eu costumo deixar meus acessórios quando chego em casa e tiro. Mas esta peça pode muito bem ser um porta objetos no hall de casa, para suas chaves, ou pode ir para a mesa no home office e cumprir um excelente papel como organizador de miudezas.
Você pode também fazer kits com tamanhos ou formatos diferentes, brincar com as cores e com suas próprias estampas.
Eu vou usar para minhas coisinhas 😉

Galeria de ideias para porta-jóias





Então [email protected], é isso. Uma ideia mais linda que a outra 🙂
Fica aí a minha dica para buscarmos aplicações e tratamentos mais atuais para o artesanato. É mais que hora de mudar a abordagem no momento de criar, sair do lugar comum, inventar nosso próprio estilo.
A grande proposta de hoje é esta: reinvente seu artesanato. Topa?
Fotos passo-a-passo: Cris Turek e demais fotos: 1. Anthropology, 2 e 4.Lia Griffith, 3. A Beautiful Mess, 5. Hello Glow
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Muitu legal…adorei…obrigada
Que bom Lucinda, faça também. Bjs.
Ficou lindoooooo, Cris, bjs
Obrigada Heloisa, eu adorei também. Ficou muito fofo.
Nossa muito show, parabéns!
Obrigada Leila, beijo grande.
ótima ideia.
Bem diferente do que já vi.
Aproveite em seus projetos Eliane, fica ótimo 🙂
Oi Cris…amo tudo que vc faz…vc me inspira muitoooo…Gratidão! Queria saber se eu posso pintar biscuit com as maravilhosas tinta spray??? Já imaginei essa folha dourada brilhante…maravilhosa! Bjkas
Sim Letícia, pode sim, vai ficar ótimo.Bjs.
Artesanato muito legal e criativo. Este olhar para novas possibilidades e materiais deve ser constante.
É por aí Antonio Carlos, um exercício diário. 😉
Olá gostei muito da ideia de usar uma folha para o molde, ficou incrível mesmo, também sou fã e trabalho muito com o bicuit, tenho uma página no face book “kapri artes & artesanatos, trabalhos elaborados com biscuit, visite e curta minha página, enquanto ao seu trabalho, elogio novamente, sensacional a ideia de sempre inovar. Abraços
Vou passar na sua página sim Carlos Henrique, obrigada pelo elogio e acolhimento. Abraços.