
O título é super abrangente e é claro que existem muitas variações para esse problema. O que vou mostrar pra vocês hoje é uma dica de como restaurar um móvel que pode ser usada em peças de madeira que tenham acabamentos como verniz, stain ou selador. Se o seu móvel está com cera, tinta ou laca, o caminho muda um pouco.
Qual foi o meu caso……
Há anos, muitos anos mesmo, eu tenho algumas peças de varanda feitas em madeira de reflorestamento. Todas tratadas para resistir sol e chuva, e que funcionaram tão bem durante esse tempo que ainda estão aí em condições de uso. Só que ficaram feias, feias de verdade, com cara de sujas e cheias de manchas.
Eu costumo dar aquela manutenção básica de limpeza, até lavagem com lavadora de alta pressão eu dei, e até que ajudou razoavelmente, mas é fato: se queremos ter nossos móveis com aparência de novos, é preciso arregaçar as mangas e suar um pouco mais.
Então chegou o dia de agir direto no ponto e recuperar essas peças. O resultado ficou perfeito, como se tivessem saído da loja hoje e tenho certeza que ainda terão mais alguns anos de uso.
Como restaurar um móvel de madeira
Vou dar dicas práticas que valem sua análise e investimento.
Uma delas é adquirir uma lixadeira. Se você é artesã e lida com certa frequência com etapas de trabalho usando lixa, acredite, o custo/benefício justifica totalmente ter uma ferramenta dessas. Existem modelos portáteis, de valor mais baixo e que fazem milagres na hora de lixar. Super vale à pena. Comprei uma recentemente e considero que ela quase se pagou.
Clique abaixo e Informe-se
Outra questão é o produto que você vai aplicar para renovar o aspecto da madeira.
Você verá a seguir que eu usei apenas o Stain acetinado natural. Fiz isso porque eu já tinha uma lata em casa para outros usos e a minha mesa é pequena, não consumiu muito produto. Mas se sua peça é maior, ou se a sua madeira tem mais tendência à absorção, o correto é aplicar várias demão de Stain. Então tenha o suficiente para cobrir toda a sua peça.
Mas vamos lá, conferir de perto como restaurar essa mesa.

Veja o estado original da mesa: surrada de verdade.
Tem mancha de gordura, de bebida, de produtos químicos que uso para artesanato.

Tem marcas do tempo, do sol e da chuva que vez ou outra acaba tomando.
Muita gente já estaria jogando no lixo, né não?
Vamos começar a restaurar

O primeiro passo é lixar. Olha aí a minha lixadeira, não fico mais sem ela.
Se você não tem uma, vai suar um pouco e levar mais tempo nesta etapa, mas não pule. É aqui que você vai recuperar profundamente seu móvel.
Comece com uma lixa mais grossa e termine com uma mais fina. Depois limpe muito bem. Já dará pra notar a diferença.

Aqui cabe uma sugestão: se você puder desmontar sua mesa para lixar, desmonte. Agiliza e dá outro acabamento.

Veja só que maravilha, lixada já é outra coisa.
Quase nova.
O acabamento

Agora vamos proteger a madeira para que ela resista mais um bom tempo.
Observe que eu uso apenas o Stain, e essa é uma ótima alternativa. Se você preferir aplique um selador como primeira demão e depois finalize com o verniz de sua preferência.

O Stain além de proteger a madeira vai recuperar sua tonalidade e valorizar o seu aspecto.

Eu queria uma aparência mais viva, por isso optei pelo acabamento natural; mas existe o transparente e existem também outras tonalidades. Verifique estes detalhes em sua loja de tintas preferida.
Tá quase lá.

Depois que a primeira demão estiver bem seca, você vai perceber que a madeira parecerá áspera. É normal.
As fibras que ficaram soltas com o lixamento vão levantar com a primeira demão de selador ou do Stain. Assim é hora de lixar de novo, agora com uma lixa bem fina.
Aqui não vamos precisar de força então estou fazendo na mão mesmo. Remova as asperezas e limpe, em seguida aplique o Stain na tonalidade de sua preferência.
Aguarde secar conforme as instruções do fabricante e depois pode ficar feliz porque você terá ganho um móvel novo. 😀

Pra você anotar e não perder:
Informações sobre o selador e sobre o Stain, clique:
Se o seu móvel tem acabamento com pintura ou cera, o caminho muda um pouco.
Basicamente você vai precisar remover esses produtos da superfície antes de repintar ou renovar a cera. Veja abaixo como restaurar:
Fotos: Marcelo Pereto
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Olá boa tarde Cris Turek, Me chamo Luciano, sou profissional da área de sinteko e achei fantástico o blog, temos bastante em comum, a restauração é minha paixão e percebi a forma simples que usa para ajudar pessoas a restaurar em suas proprias casas, talves um móvel que já estava condenado ao lixo, com estas dicas volta a vida. Parabéns pela iniciativa.
Obrigada, Luciano.
Gostei muito da explicação e recomendação dos produtos!
Obrigada, MAria.
BOM DIA
TENHO UMA MESA DE CEREJEIRA, FOI MANCHADA COM AGUA SANITARIA, FICOU COM MANCHAS BRANCASM, COMO POSSO RECIPERÁ-LA;
OBRIGADA
HELENA
Helena, você precisa refazer a cobertura da sua mesa, seja ela cera ou verniz. Então remova estas camadas manchadas com removedores apropriados depois lixe bem para remover uma camada fina da madeira e qualquer resquício da mancha. Finalize com um verniz ou cera próprios para a cerejeira. Você encontra estes produtos em lojas para marceneiros. Dá trabalho mas ficará como nova;)
Bom dia. Obrigado pela dica. Apesar de dar um pouco de trabalho mas o serviço é simples. Mas eu gostaria de tirar uma dúvida. Esse stain que você você usou tem a mesma função de um verniz ou ambos têm funções diferentes?
Elder, sim dá trabalho mas damos mais tempo de vida útil ao móvel. Sempre compensa 😉
O Stain não funciona como o verniz, é mais um renovador da madeira com função protetora. Tem transparente e tem opções tonalizantes. Funciona muito bem e não dá aquela aparência de descascado quanto fica mais velho.Eu indico 🙂
Oie, primeiramente ótimo post.
Quero fazer 2 perguntinhas:
1ª Comprei um painel de eucalipto para fazer uma mesa. Lixei e envernizei, mas mesmo o verniz sendo incolor (segundo o vendedor), ficou um pouco escuro, pois eu queria uma madeira de aparência crua, estilo escandinavo. Fora que ficou áspero – vi que sua mesa também ficou e vc lixou. Posso lixar o verniz pra tirar essa aspereza e dar uma clareada? Se sim, qual lixa usar? Ou vai sair todo o verniz e estragar?
2ª Comprei alguns móveis (balcão e guarda-roupa) de madeira recentemente, porém quero pintá-los de preto. Qual lixa usar para tirar o acabamento de um móvel novo? E deve-se seguir o mesmo processo de ir da lixa + grossa para a + fina?
Desculpa pelo monte de dúvidas, mas já pesquisei horrores e não encontro nada muito certo e tão específico. Desde já agradeço!
Vamos lá Jacqueline:
1-se for o que estou imaginando, o tom correto do verniz para seu caso seria “Natural” e não o “Incolor”.O que você pode fazer é passar um removedor e refazer pois o lixamento neste caso vai retirar uma camada da madeira para voltar à cor original. Quando é só para tirar asperezas, uma lixa bem fina é o suficiente e depois uma limpeza e uma nova camada de verniz.
2-No caso dos móveis o ideal também é aplicar um removedor e retirar o verniz original. O resultado será outra coisa, muito melhor. Veja este post:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-renovar-um-movel-com-pintura-passo-a-passo/
E qualquer outra dúvida me escreva. Beijos.
Olá Cris,
O que vc indicaria para remover tinta, eu tenho um armario antigo para restaurar, mas ele tem muitas voltinhas e a lixa poderia estragar um pouco a forma, sabe.
Rose, veja a dica que eu dou neste outro tutorial:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-renovar-um-movel-com-pintura-passo-a-passo/
Beijos.
Quero saber qual é a sua lixadeira p móveis de madeira, pois comprei uma lixadeira, mas é muito fraca.
Leni, a minha é esta deste link:
http://goo.gl/e5XESN
Muito boa, uso muito mesmo 🙂
Bom dia! Comprei uma escrivaninha de madeira com acabamento em cera incolor. Posso passar outra cera em cima para mudar a tonalidade dela? Tipo uma cera de carnaúba na tonalidade mogno, castanho ou colonial; posso passar direto nela que estará nova ou tenho que remover a cera que veio, mesmo estando sem uso a escrivaninha?
Eliane, até pode, mas lembre que vai levar algum tempo até que a tonalidade se altere para o que deseja. Por isso remover a cera anterior é mais adequado 😉
Boa noite,
Possuo alguns móveis de madeira embuia e infelizmente faz alguns anos que não fizemos a restauração deles e estão bem desgastados por causa da chuva e gordurosos por causa dos alimentos e eu mesmo gostaria de restaurar meus pais falaram que era usado a cera de abelha neles e gostaria de saber qual é o processo de restauração deles
Hector, o processo de lixamento que apresentei nesta mesa simples servem também para sua mesa de imbuia e é o que realmente vai remover as manchas de água e gordura. Faça com muito cuidado, sempre respeitando a direção dos veios da madeira e com suavidade. Se preciso repita a operação várias vezes até remover toda a camada velha e as manchas. Depois use cera de carnaúba, que você encontra facilmente em lojas de marcenaria. Aplique duas ou três demãos, deixe secar bem e dê um polimento com flanela seca. Ficará outra peça.
Gostei muito das dicas. Estou aguardando as dicas para moveis com cera. Meus moveis estão bem feios. Cera acumuladas e sem cuidadosos. Gostaria de melhorar um pouco. Agradecida
Jussara, em caso de móveis com cera é preciso remover a cera e depois dar uma lixada leve. Você encontra removedores de cera em lojas de produtos para marceneiros e até em supermercados. É só aplicar segundo as instruções do fabricante, remover a cera e recuperar a superfície da madeira com um leve lixamento. Depois você pode usar o stain e finalizar novamente com cera 😉
Boa Tarde!
Quero restaurar uma mesa de madeira, mas gostaria de dar um acabamento encerado. Como posso fazer , que produtos necessito usar.
Att
Lucia
Lucia, para um acabamento encerado você repete este tutorial inteiro até o final, aplicando o Stain Natural. Depois de seco começa uma série de aplicações com cera de carnaúba. Compre a cera em lojas especializadas, madeireiras tipo Leo Madeiras. Você vai fazer várias aplicações até perceber que a madeira está impregnada pela cera de modo uniforme: aplica e aguarda secar, repete. Aí passe para a lustração. Se não der brilho por igual, repita com mais camada de cera. Lembre de renovar a cera com frequência pra manter o brilho 😉
oi…tenho um jogo de cozinha grafitado de bege….quero tirar o grafiado e mudar a cor
como faço??
Sirlene, não sei qual é o material do seu jogo de cozinha, mas normalmente eu uso Pintoff pra remover tintas, vernizes e texturas. Depois é só lixar bem, limpar e usar o produto que desejar pra refazeer o acabamento.
Boa tarde! Fiquei encantada com sua restauração.
Cheguei ao seu blog porque estou a procura de uma solução: comprei um berço de cerejeira usado (para meu bebê que nascerá em outubro) que veio pintado com tinta branca (a óleo, penso!). Quero que o berço volte à cor natural da madeira – cerejeira – e gostaria de saber se é possível e que tipo de verniz e/ou selador devo usar?
Abraço.
Elda.
Elda, clique e veja este passo-a-passo com respostas para as suas dúvidas:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-renovar-um-movel-com-pintura-passo-a-passo/
Gostaria de uma dica para limpar uma mesa de granito, toda suja de tinta para artesanato.
Maria Teresa removedores como Thinner devem solucionar e retirar as manchas. As mais difíceis com um pouco de força e uma esponjinha ajudam. Experimente também com uma espátula.
Nossa linda mesa … Muito lindo o trabalho parabéns muito boa sua ideia… Abcs
Quero fazer uma churrasqueira e fogão a lenha com tijolos maciço usando,tem como ficar bonito
Odacir aí fica totalmente fora da minha área, qualquer coisa que eu fale será só palpite. Sugiro que procure alguém que entenda do assunto, até porque pra funcionar bem tem manha, não é?
Odacir,
para churrasqueira é preciso um tijolo especifico…
Mas esses tijolos podem ser usados para decorar uma parede ou fazer uma bancada… depois é só passar verniz para concreto aparente e fica lindo!
Oi amiga, adoro todas as suas idéias, mas essa foi muito boa!!!!! Fiquei encantada com sua mesinha, mas tbm gostaria de fazer-lhe uma pergunta, vc não faz trabalhos com coador de café usado ??? Eu gostaria muito de acompanhar trabalhos desse gênero. Muito obrigada, amiga, Boa Sorte…
Catarina no blog tem alguma coisa feita com coador. Use o campo de pesquisa lá no alto da coluna lateral pra encontrar dicas e outras inspirações. Vou anotar sua sugestão pra novos projetos. Beijos.
Nossa! Que diferença! Gostei da dica!! 🙂
Fico aguardando um tutorial para móveis com tinta, pois tenho uma comoda aqui assim e gostaria de reformar.
Mirian, se o tempo ajudar logo sia um 😉
Olá Cris, muito boa a matéria e a ideia de renovação é ótima. A madeira depois de lixada se renova.
Somente uma observação, não se deve utilizar seladora antes, pois impedirá que o Stain penetre na madeira. A madeira deve estar crua para receber o Stain.
Henrique ouvi de especialistas as duas opções, então sugeri do mesmo modo. Mas como você viu eu não usei a seladora no meu tutorial. O que me instruíram era que usasse se quisesse amenizar o efeito do Stain e pelo tanto que a madeira absorveu nas duas demãos, achei mesmo que fazia bastante sentido. Obrigada por contribuir.
Adorei o final do trabalho. A mesa ficou maravilhosa! Parabéns!
Obrigada Cleusa valeu super à pena mesmo.
preciso de ajuda ganhei um bau grande antigo de madeira mas foi pintado umas três vezes
com tinta a óleo e não sei como tirar para voltar a cor original.
tem algum produto que auxilia para essa remoção.
Mara compre um removedor chamado Maxi Rubber e siga as instruções da embalagem. Lojas de tintas e materiais tem pra vender.
Cris, também tem um produto chamado Pintof que retirar toda a tinta, precisa apenas fazer o teste em uma pequena área para saber a reação com a madeira. Solta a tinta facinho.
Harina tem outros produtos também. Já estou preparando um passo-a-passo e logo mostrarei tudo no blog, aguarde, 😉
Bom dia, onde encontrar está lixadeira?
Marieta encontrei com um preço ótimo aqui neste link, é só clicar, esse é seguro: http://goo.gl/e5XESN