
O que você faz quando descobre que uma amiga pensa em descartar duas cadeiras Formiga de Arne Jacobsen? Grita: Nãããããoooooo!!!!! Ufa, por um triz. Sorte que tinha uma ilustradora por perto sabendo exatamente o que fazer. E pronta pra te mostrar como restaurar uma cadeira usando ilustra.
A ilustradora é Krysna Nóbrega, um super talento que trabalha com artes visuais. Foi ela bater os olhos na cadeira que a ideia já estava pronta.
Como a Vila atrai muita gente sangue bom, a Krysna topou em fazermos as fotos do processo, pra incentivar você a brincar mais com seu lado criança, que desenha descontraidamente e quando vê, tem um resultado incrível nas mãos.
Antes vou deixar os contatos da Krysna pra você que procura pelos trabalhos de uma ilustradora, designer gráfica e muralista; sim, ela também cria desenhos incríveis em murais, e tudo isso você vê nas páginas dela abaixo. Visite as páginas e deixe um comentário, porque como eu sempre digo, a visita é o melhor elogio.
- Flickr: Krysna Nóbrega
- Instagram: krysnanobrega.art
- Email: [email protected]
E eu daqui da Vila agradeço demais a oportunidade de fotografar sua proposta que tem tudo a ver com quem pensa como nós, que todo objeto tem uma segunda chance, e terceira e tantas quantas merecer. Namastê, Krysna 😀

Como restaurar uma cadeira

Aí está uma das cadeiras que iam para o lixo. Você não vê, mas os pés estavam enferrujados e o assento um pouco riscado, mas tenho certeza de que concorda que essa belezinha merecia uma chance sem a menor sombra de dúvida, nehnão? Pois é.
Se você tá num ponto próximo deste, de se desfazer de algo do qual está enjoada, espero que este passo-a-passo te inspire a repensar. Transformação total é energia no sangue.

Não importa o tipo de móvel que você tenha por aí, basicamente a primeira coisa é desmontar.

Superfícies em estado ruim pedem uma boa lixada. Se você tiver uma lixadeira, ótimo; senão, força na munheca. Use lixas da mais grossa para a mais fina, até deixar a superfície uniforme. E limpe bem antes de prosseguir.

Aqui a Krysna está usando tinta látex acrílica fosca que vai aderir bem na madeira. Dependendo do material do seu móvel, opte por tinta epóxi, que é mais resistente. Aplique duas demãos intercalando a secagem.

Enquanto o assento seca, a Krysna lixou os pés. Agora você vê o quanto estava enferrujado. Lixe bem para remover as asperezas.

Em seguida ela aplicou Armatec, um fundo para metais que trata a ferrugem. Veja a haste aqui na direita, que está mais escura. O produto vai agir rapidamente e tem uma ótima durabilidade. É só aguardar secar e não precisa lavar antes de pintar.

Pinte os pés com tinta em spray para ter um acabamento bem feito, lembrando de aplicar a tinta em movimentos constantes e de uma distância de 30cm, para não escorrer. A opção da Krysna foi pelo preto que vai fechar com a proposta da ilustra.

Pinte em duas demãos para que cubra em camadas finas e tenha mais durabilidade. A tinta pode ser esmalte.
Como usar ilustra

Tudo seco, é hora de partir para as ilustras.
É claro que a Krysna risca seus traços sem necessidade de rascunhos ou moldes, mas nós, seres humanos normais, podemos usar um lápis e traçar suavemente as linhas antes de partir pra caneta Posca.

A caneta Posca é um marcador permanente que seca rapidamente e permite a pintura em camadas sem misturar as cores. Também não reage com o verniz, o que possibilita impermeabilizar no final do trabalho. É ótima para superfícies como madeira, vidro e plástico e você encontra em boas lojas de material para artesanato.

Observe que primeiro a Krysna traçou o contorno do desenho e agora ela preencheu o conteúdo sem a obrigatoriedade da cobertura completa, que é justamente o que dará o toque de ilustra que ela planejou para este projeto.

Aqui está mais fácil de perceber que o desenho tem um toque descomprometido, e esta é a característica que o torna interessante.

A brincadeira é ir preenchendo os espaços aleatoriamente mas de modo harmônico. Use o seu bom senso e imagine estampas de tecido e papeis de parede. Cubra todo o assento e dê o tempo de secar totalmente. É praticamente imediato, mas como ela vai fazer uma nova camada, aguarde alguns minutos.

Agora a Krysna está partindo para os contornos e escolheu o contraste do preto. O importante é se soltar e deixar o traço correr solto, desencontrado, livre.

E a cadeira vai ganhando definição.

Pra arrematar, a Krysna pintou também as bordas da cadeira.

Veja como a caneta cobre bem, sem sujeiras e sem demora pra secar.
Como finalizar

Por fim, depois do desenho bem seco, aplique verniz em spray, pra impermeabilizar e proteger o trabalho.

Agora sim, espere o tempo de secagem pedido pelo fabricante.

Secou? Monte os pés novamente e corre postar as fotos no seu Instagram, porque sua cadeira fará o maior sucesso. Nem sei de qual gostei mais, as papaias estão apetitosas 😉
E viva Carmem Miranda, porque somos tropicais e temos toda esta cor e este sabor em nosso astral.
Enquanto você pensa em todas as frutas que podem te inspirar um projeto de como restaurar uma cadeira, passe lá na Krysna e deixe seu olá. Afinal foi ela quem te colocou caraminholas na cabeça:
Fotos: Marcelo Pereto
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Oi Cris , gostaria da tua ajuda estou fazendo estagio no Serviço Social eo meu plano de intervenção eo empoderamento da mulher, fazendo um grupo de mulheres, na qual vamos trabalhar com reciclados de roupas usadas, pensei num trabalho facil , tapetes , almofadas,um artesanatos que elas poção fazer sem dificuldade, pois são mulheres que se tratam no CAPS, teria alguma sugestão para mim ? obrigda
Rejane, dá uma olha neste link, que usa material reciclável, ajuda bastante no custo. É tudo fácil.
http://www.viladoartesao.com.br/blog/passo-a-passo-2/reciclagem/
Na aba superior do blog tem a coluna Faca Você Mesmo; navegue por lá pra ver outras dicas de técnicas variadas 😉
Beijos em todas.
Amei os criativos “reciclados”. Já, Já vou fazer os meus. Obrigada. M.helena
Isso aí Maria Helena, faz e mostra pra gente 😀
que lindaass
parabens pelo trabalho
Obrigada Ana Maria, valeu 😀
Muito obrigada,amo artesanato,bjos em vcs Parabens,com carinho Vera.
Obrigada Vera, pela visita.Beijos.
Prezados,
Gostaria de saber se alguém tem um passo a passo para substituir a fibra sintetica de cadeira.
Grata,
M. Goretti O. Alves
Maria Goretti veja se esta aula te ajuda:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-fazer-um-assento-de-cadeira-estofado/
Cris, amo td q vc posta, já fiz inúmeros artesanatos com suas receitas, e, vendo esse post da Krysna, me lembrei q a muito quero reformar duas cadeiras de plástico q tenho aqui, poderia me dar alguma ideia, por gentileza, agradeço-lhe e aproveito parabeniza-la por todos os trabalhos divulgados, adooorooo, bjosss.
Mirian, super obrigada pelo carinho. A dica deste passo-a-passo fica perfeita em cadeiras de plástico pois a caneta Posca se adapta bem à superfície. Existem bases primer para plásticos que ajudam a aderir a tinta de base. Tem uma da Cologin que é ótima, em spray, e conseguimos aplicar sem exagero. Informe-se em boas lojas de tintas.Depois é pintar e brincar de desenhar. Solte seu lado criativo sem medo de ser feliz 😀
Muito lindo o trabalho da moça. Parabéns! Eu também costumo reformar as cadeiras que encontro no lixo e tem dado certo. Pinto, reformo o estofado etc. Gostei do trabalho da moça.
Que legal Mauricio, você é dos nossos. Obrigada por escrever. Abração.
Amo ver as coisas que são postadas pois amo a reciclagem.
Ganhei dinheiro no momento mais difícil da minha vida quando fiz porta treco e porta canetas para mesa de escritório com as latas de Sustagen usadas por minha mãe que tinha o mal de Alzheimer.
A arte de transformar cura o bolso ,corpo e principalmente a alma e o coração.
Obrigado pela dicas.
Que história especial Maria do Socorro. Boas atitudes trazem boas energias. Beijo grande.
Bom dia! Adoro receber suas mensagens. Sempre trazendo boas idéias , como esta acima. OBRIGADA.
Obrigada por escrever Regina Célia. Beijos.
Pessoal adoro essa coisa de reciclagem! Estou com várias cadeiras aqui para restaurar! Esse trabalho ficou lindo e inspirador!!! Parabéns !!!
Flora, vai lá e reproduza, depois mostra pra gente 😉 Bjs.
Que maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaa de trabalho!!!
Parabéns Krysna, e obrigada Cris por compartilhar!
Beijosssssssssssss
Vero
Bem sua cara, né Vero amiga querida. Beijo gigante, lindona.