
Hoje estou vindo falar do quanto é importante valorizar o talento daquele artesão que produz arte popular. Aqui estou me referindo ao tipo de artesanato que por suas características está fortemente ligado à cultura de uma região, cidade ou estado.
Valorizar aquele trabalho artesanal que conta história pois foi passado de geração para geração, assim permanecendo até os dias de hoje. Essa arte popular, que tem um senso de estética especial, precisa ser valorizada e preservada.
Esse tema surgiu em função do trabalho realizado pela Clébia Nóbrega da ArtRenascença. Vou contar aqui para que possa servir de incentivo para outras pessoas nas mesmas condições.
Valorizar Dona Odete

A Clébia trabalha com um grupo de rendeiras da Renda Renascença, no interior de Pernambuco. Esse estado possui uma lei de incentivo de cultura que confere todo ano um título vitalício de Patrimônio Vivo para três artesãos ou grupo de artistas que realizem um trabalho de divulgação da cultura pernambucana. O título dá direito a uma ajuda de custo mensal. Só pede em troca que a pessoa agraciada participe de eventos culturais propagando o seu conhecimento.
Tudo sobre renda renascença
Valorizar é importante
O título é algo bastante disputado. Nesse ano a Clébia da ArtRenascença se esforçou para reunir toda a documentação necessária buscando obtê-lo para Dona Odete Cavalcanti Maciel. Segundo a Clébia, Dona Odete nasceu em Poção, e já reside em Pesqueira há mais de 60 anos.
No alto dos seus 92 anos de idade ela continua a produzir maravilhosas peças de renda renascença. Como participa ativamente da transmissão da cultura da renda em sua cidade, ela foi selecionada para a fase final de escolha do título.
Aqui eu pergunto para vocês e peço a gentileza para que respondam usando o espaço dos comentários do post:
- Vocês sabem se em seus estados existe alguma política de cultura semelhante à essa?
- Vocês consideram que a Renda Renascença seja merecedora de ter uma representante eleita como Patrimônio Vivo da Cultura?
Respondendo vocês estarão dando um retorno importante para a Clébia que deseja saber como a Renda Renascença é vista em todo o país.
E para quem ficou curioso, o órgão responsável pela seleção dessas pessoas é o FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco). O resultado será divulgado em dezembro.

A dica aqui é que se você conhece alguém que realiza um trabalho dessa natureza e mereça um auxílio para continuar trabalhando, procure em sua cidade, na prefeitura ou num representante do seu estado, qual órgão confere esse benefício em nome da cultura.
Precisamos fazer nossa parte se quisermos manter vivas estas artes.
Você tem uma história para contar? Me escreva que ela pode ser publicada.
Enquanto isso a Vila segue torcendo por Dona Odete.
Fotos: Clébia Nóbrega
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Faço renda de Bilro e moro em Brasília, fico triste por que essa técnica tão linda e maravilhosa está sumido, as filhas das rendeiras não querem da continuidade a tradição, e isso contribui para que acabe, mas se depender de mim, não vai acabar, pois adoro ensinar, amo todo tipo de artesanato.
Priscila isso mesmo, taí um ótimo projeto: dar aulas de Renda de Bilro. Pense seriamente nisso.Temos certeza de que há muitas pessoas interessadas.
se o Brasil tivesse mais pessoas iluminadas como D. Odete e Clebia certamente não estaríamos neste pais com esta desigualdade tão grande! parabéns!adorei!
D.Odete achei lindo seu trabalho e qd vi a senhora sentada me lembrei de minha vozinha .Me deu muitas saudades, quanta coisa eu não tive a oportunidade de aprender com ela . Aqui vai minha torcida sincera pela senhora hj e sempre . De uma amiga desconhecida da internet .(RJ)
Que maravilha, Dona Odete, é um trabalho maravilhoso sou apaixonada por esta renda maravilhosa. Sempre quis ter uma roupa assim. Não sei o preço nem as condições de pagamento e como se faz para saber as medidas do vestido. Parabéns
Cecilia, como eu disse no artigo, para saber detalhes clique no selo Elo7 no final do artigo. Você irá para aloja onde encontrará todas essas informações. Obrigada por escrever. Beijos.
Achei fantástica a iniciativa!!!!
D. Odete merece sim, este título!!!
e merece de nós todo carinho e respeito, por tudo que já viveu e fez em sua vida!!!
A arte da renda é demorada e exige mais que só vontade de fazer, exige raciocínio rápido e gosto apurado… ainda mais a Renascença!!!!!
Parabéns D. Odete, seja muito feliz!
com carinho,
Xed
Xed, suas palavras dizem tudo. Agradeço em nome de Dona Odete e de todas as rendeiras que permanecem nessa arte. Beijos.
oi Adorei essa iniciativa tem valorizar pessoas como Dna Odete , que continua fazendo essas rendas lindas , eu particularmente adoro, aprendi a valorizar com minha mae de 86 anos que sempre me levou para comprar quando ia em viagens para nordeste, tenho algumas peças e adoro, Parabens pela materia .
Adoro renascença um grande beijo.
Então aproveite e participe do nosso sorteio que está acontecendo essa semana no Site. Acesse a coluna de sorteios e confira. Beijos.
Passei aqui e quero parabenizar à dona Odete por tão lindos trabalhos e tbm a todas as rendeiras.Moro em Cabo Frio, RJ, cidade litorânea.. nunca ouvi falar da existência dessa renda por aqui, e sim fala-se muito do bordado do Ceará. Gostaria que houvesse um incentivo para as filhas e netas dessas rendeiras pra que desse continuidade a tão lindo trabalho. Pelo jeito está se tornando raridade, ñ permitam isso pelo amor de Deus. Bjos pra todas vcs e continuem na luta.
Pois Maria Ignez, quero acreditar que a arte não vá se perder. Se eu pudesse mudar isso com certeza mudaria, mas depende muito mais das comunidades onde essa rte ainda resiste. De nossa parte enquanto estivermos valorizando e consumindo, com certeza terá quem se interesse, concorda? Beijos.
D. Odete, sou amiga de Flávio seu filho. A conheci em uma de suas viagens ao Recife, lhe achei com uma aparência muito jovial. Sou artista plástica e acho que criar é como se entrassemos em uma outra dimensão, um mundo a parte e isso gera uma energia possitiva muito grande. A 31 anos atrás ganhei uma toalha de renascença de presente de casamento e a gola do vestido do 1º ano da minha filha foi de renascença tingida e quem sabe se não foi feita pela a senhora. Sempre achei a renacença belíssima, parabéns. um beijo.
Obrigada Vera por participar e valorizar o trabalho de Dna Odete que merece muito respeito. Beijos.
Maroquinha, meu grandeomenagemo amor. A senhora mereçe es.sa homenagem e esse pr^mio. Tenho orgulho de seu filho. Es uma mulher: inteligente, guerreira, amiga, etc. Pesqueira deve agradecer a sua contribuição para a cultura pernambucana e brasileira. Obrigado por eu ter nascido.
Flavio, muito, muito obrigada por sua participacão. Sua mãe merece muito essa homenagem. Abraços.
Como neta me orgulho mt do trabalho dela que é maravilhoso
Parabéns vó!
Beijos
Jéssica é muito maravilhoso e merece ser sempre valorizado. Espero que você tenha aprendido pois um dia vai lembrar dos momentos ao lado da sua avó. Beijos.
Como filho não poderia deixar de me orgulhar dessa mulher guerreira, humilde, decente, cristã, inteligente e acima de tudo exemplo para todos nós que a conhecemos, lembro que ainda pequeno já via ela criando esses desenhos maravilhosos, inclusive eu ajudava para ganhar um dinheirinho, ia muita gente em minha casa para que ela ensinasse essa arte, acho que se não fói a primeira, fói uma das primeiras, sempre gostei de ver ela criando os desenhos. Gostaria de mandar um abraço e dizer que tenho o maior orgulho dela e agradecer por ser filho dela, acho que deus iluminou ela para essa arte tão linda.
Quero daqui dizer o quanto a amo e que coninue a ser essa pessoa maravilhosa e que continue dando exemplos para todos, inclusive os mais novos.Falo em nome de Sílvio, Flávio e juliana e em nome das netas também.
Múcio, essa demonstração de amor e reconhecimento pelo trabalho tão maravilhoso de sua mãe é mais que carinho, é uma forma de mostrar para todos o quanto valorizamos a artesã e a arte tão antiga que ela mantém viva. Um grande abraço e obrigada por participar.
Amigas não sou muito boa em artes. Faço crochê, mas o que vcs fazem é de maravilhar os olhos. Gostaria de pedir para que vcs jamais parem de nos alegrar com suas belezas, amo o que vcs fazem e quem sabe um dia poderemos nos conhecer pessoalmente. Só não sei se vou aguentar ver tantas artes mOBS tenhos umas fotos que gostaria de enviar p vcs, mas como posso fazer isso? bjusaravilhosas. bjus.
Querida, envie suas fotos para o email [email protected] Peço apenas que envie no máximo até 4 fotos por vez. Estarei esperando. Beijos.
OI amigas!
Descobri esta email por acaso, e sinto em dizer que cada vez que recebo novidades fico muitoo feliz e ma pergunto:Como pode o ser humano fazer coisas tão lindas?
Amo croche, renda de bilro men se fala é a dadiva de DEUS quem e faz realmente é abençoado, gostaria de aprender mais já passou meu tempo. Aqui na lha do estado de sc temos rendeiras, porém essa tradição esta terminando por seu faminhares não treem interesse em aprender e estão cursando outras coisas, que pena!
Um dia que sabe poderi ir visita-las grande bju, não parem de fazer o coração se emocionar com os trabalhos de vcs. bjus e muito obrigado.
ELIANE HORST
Obrigada querida, suas palavras com certeza farão diferença e incentivarão ainda mais nossas amigas. Beijos.
Não sei se no Rio de Janeiro existe alguma política semelhante a de Pernambuco.
Acho importante que a renda renascença tenha uma representante eleita como Patrimônio Vivo da Cultura sim, pois o artesanato em geral é muito importante pra “contar” e manter a história de um povo.
Vamos divulgar essas boas atitudes do poder público para que elas se propaguem pelo país. Beijos.
Maravilhoso esse trabalho de Dª ODETE. Quanta dedicação ! Quanto carinho ! Merece sim toda a homenagem e apoio. Infelismente, apesar de um rico artesanato como esse, nunca ouvi dizer que em minha região há alguém que faça.
RENDA RENASCENÇA.
Parabéns, Dª ODETE ! Transmita aos que estão em seu derredor esse tão rico conhecimento.
Por todos esses motivos estamos torcendo imensamente por Dona Odete em seu título. Obrigada por participar. Beijo grande.