
Estampas exclusivas são um desejo bem óbvio para quem quer criar peças de decoração com diferencial. A estamparia em tecido é uma boa pedida para alcançar este fim. E usa várias técnicas interessantes, entre elas o Batik. Um feito à mão que facilita a realização desses desejos por tecidos únicos.
Mas o que é o Batik?
O que é o Batik
O Batik é uma técnica de tingimento de tecido criando uma estampa desenhada à mão. Nesta técnica o tecido é isolado com cera quente antes de receber a tinta. Dessa forma os desenhos são criados com um toque muito pessoal, já que é impossível que uma peça seja reproduzida diversas vezes.
Imagina-se que muito provavelmente foi criado pelos chineses, já que a origem exata ainda é duvidosa. O batik evoluiu com os javaneses que desenvolveram instrumentos que facilitam sua aplicação.
Para nós, que somos iniciantes nessa brincadeira, vamos adaptar a técnica. Vamos usar uma ferramenta simples e bem conhecida para criar nossas estampas: o pincel. Os javaneses criaram um tipo de “cachimbo”, o chanting, com o qual os desenhos aplicados podem ser extremamente detalhados.
A minha indicação é que se você desejar se aprimorar na técnica deve procurar um curso presencial. Assim conseguirá descobrir os segredos dessa arte incrível de estampar tecidos.

Como fazer o batik com pincel
Como somos principiantes, vamos começar com um tecido simples e mais barato. Para não ter medo de arriscar. Separe uma peça de algodão cru e tintas de tecido. Existe nas lojas de material para artesanato, tintas aquarela para batik da Acrilex, a Aquarela Silk. Existem outras marcas, é apenas uma questão do que você encontra na sua loja preferida.
Caso não encontre nenhuma opção, use tinta para pintura em tecido. São tintas de tecido comum mesmo, mas também pode ser tinta silk de uso mais profissional. O que faremos neste caso é diluir bastante essas tintas, para que fiquem como aguadas coloridas. Você verá em seguida.
Dica de artesã: antes de começar lave o seu tecido para retirar toda a goma que possa haver nele e que impede que a tinta seja absorvida. Especialmente no caso do algodão cru.

Primeiro de tudo, faça um esboço num papel do desenho que deseja criar ou separe a gravura que quer reproduzir no tecido.

Corte o tecido no tamanho do projeto que vai elaborar e fixe-o sobre a área de trabalho com fita crepe. Repare que a área de trabalho está protegida para não sujar com a tinta.

Baseado no esboço feito, desenhe o seu tecido. Pode ser lápis para costura ou lápis comum mesmo.
A parafina

Leve a parafina para derreter no fogo. Essa é a mesma parafina usada para fazer velas. Ela precisa ficar bem transparente, mas não pode esquentar demais. Para saber o ponto ideal pingue a parafina num retalho do tecido. Ela deve ser absorvida totalmente. Se ficar parecendo com um pingo de vela significa que ainda está fria.

Molhe seu pincel na parafina. O pincel deve ser de cerdas arredondadas e tamanho médio. Lembre de manter a parafina sempre aquecida para não perder o ponto.

Passe o pincel com parafina sobre o desenho com bastante cuidado. Onde a parafina for aplicada o tecido não absorve a tinta. Dessa forma pode-se criar uma gama enorme de desenhos e gravuras.

Observe que o desenho vai sendo recoberto com a parafina. As formas que são fechadas, como a estrela, precisam ser bem isoladas com a parafina. Lembre que onde você está aplicando a parafina o tecido ficará branco.
O Batik fica bacana com muitos detalhes no desenho, explore.
Pintando o tecido

Mesmo bem diluídas, as tintas não ficam translúcidas. Elas vão tingir bem.
Comece a pintar o tecido com as tintas diluídas. Pode pintar sobre a parafina, sem medo. Respeite apenas a definição que escolheu para das áreas do seu desenho.

Aplique as tintas conforme seu projeto. Observe como as cores não passam de um lado da parafina para o outro mesmo estando bem diluídas. E note dentro do pote como a tinta está aguada.
Aguarde que o tecido seque totalmente antes de prosseguir. Finalmente seque na sombra.
Remova a parafina

Vamos retirar a parafina somente quando a tinta estiver totalmente seca.
Para retirar a parafina use um ferro bem quente. Coloque o jornal sobre as partes da sua estampa onde tem parafina e passe o ferro em cima. A parafina derrete e é absorvida pelo jornal.
Pode substituir o jornal por papel toalha.

Troque o jornal várias vezes e retire o máximo possível de parafina. Se por acaso alguns resquícios permanecerem, eles sairão com as lavagens.

Veja como a parafina é absorvida pelo jornal.
Hora de usar o tecido
O tecido já está pronto para ser usado num projeto quando retiramos a parafina. Pode ser uma bolsa, uma cortina, um traje ou outra peça qualquer. Eu costurei uma almofada para sala.

As ondas do mar e o sol que brilha sempre já fazem parte do meu dia-a-dia. E foram para a minha estampa.
Escolha os temas que te inspiram e manda brasa no algodão cru. Depois mande uma foto para o nosso grupo no Pinterest. Clique aqui 😉
Finalmente
Fácil, não acha?
Como eu contei no início, os javaneses desenvolveram uma ferramenta que facilita a aplicação da parafina em desenhos bem miudinhos. E as linhas finas é que enriquecem o batik. Precisa apenas de treino.
De qualquer forma, com o pincel é possível soltar a imaginação e criar muitas gravuras. E principalmente brincar com a técnica 🙂
Divirta-se com essa opção e confira também nossas dicas de Tie-Dye, cliquem O que é o Tie-Dye e como aplicar
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Olá gostaria de saber que tinta usar para fazer o batik e também onde encontrar para comprar. Grata Ana
Ana, atualmente já tem no mercado tintas para batik e tie-dye. Tem a Tinta Aquarela Silk, da Acrilex. Mas nas lojas de material para artesanato você consegue encontrar esta e outras marcas para aplicar o batik. Beijos.
que máximo…amei…farei com certeza….brigaduuu
Que legal Maria Celia, depois me conte. Beijos.
maravilhoso eses trabalhos Deus abençoi suas mãos.
Muito Lindo.Parabéns e muito obrigada por divulgar um trabalho tão bonito conosco.Que Deus te abençoe sempre.
Bjs
Claudia, os desenhos parecem fáceis, mas para quem nao sabe ou acha que nao sabe desenhar, o batik fica lindo também com formas (circulos, triangulos, quadrados_)… pode obter flores de fundo de garrafa pet (cuidado com a temperatura da parafina) e formas de pedaços de madeiras ou outro material e carimbar o tecido.
Cris, a-do-rei!!!!!
Adorei,vou fazer,quando estiver pronto eu mando uma foto…bjssss
Adorei está idéia,vou tentar fazer se der certo mando dizer..obrigado
Nossa q tecnica maravilhosa parabens mais uma vez bjssssssssssssss
olá cris! adorei a idéia, gosto muito do tie dye e essa tecnica vai me ajudar um montão,beijos
Amei a ideia. Fácil e muito linda pode enfeitar qualquer ambiente da casa. Bjs
Olá Cris,
Estou amando tudo por aqui. Dicas fáceis para o nosso dia a dia e sem contar que é bem mais econômico colocar a mão na massa e ver um lindo resultado do nosso trabalho.
Meu blog
Tudo de bom
OI MUITO BOM GOSTEI ABRAÇOSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Esse blog serve para promoção humana! Muitas bênçãos!
Amei!fácil de fazer, pouco investimento e simplesmente lindo…
Parabéns!!!
Que técnica fácil e proveitosa.Valeu mesmo!Vou mudar a decoração aqui na minha sala.Jogarei com as cores.Obrigada.
Parabéns Cris, ótimo post!
É por isto que você merece todo sucesso do mundo.
Abração pro cê
Q lindo! Eu so não sei desenhar bem assim!