Feira das Feiras Criativas SP

Feira da Feiras criativas: anotei na caderneta

As Feiras Criativas estão voltando. Isso mesmo, mas com muito cuidado e controle.

Recebi um informativo deste evento e achei super importante compartilhar com você. Quem é da área e que faz um dindin extra com trabalhos artesanais, sabe bem como as coisas andam desafiadoras. Por esse motivo é tão importante valorizar ações ordenadas e com bons objetivos.

Já tem bastante tempo que todos os eventos públicos deste setor da economia criativa não só o artesanato, mas a moda, a arte, o design e a gastronomia estavam suspensos. Até aí já seguíamos conformados de não ter mais feirinhas para garimpar.

Eis que os organizadores de várias destas feiras criativas de São Paulo capital, junto com o Governo do Estado, e a participação da Sutaco, criaram um evento modelo que servirá de teste para iniciar a retomada destas atividades de tanta importância econômica.

Siga nesta leitura de mais 2 minutos e saiba como, onde e quem vai participar.
Lembrando que as imagens deste post são de edições anteriores à pandemia. Nada de pânico 😉

Feiras criativas e o Plano SP

Feiras criativas fomentam 89% dos negócios do setor

A iniciativa partiu dos próprios organizadores de várias destas feiras que junto da Secretaria de Cultura e Economia de SP elaboraram um calendário de eventos controlados, o Plano SP.

Depois de vários estudos, eles perceberam que 89% do faturamento do comércio deste setor girava em torno das feiras itinerantes, acredita? Daí veio este projeto de retomada. O objetivo é encontrar um modo seguro de manter o segmento da economia criativa vivo e ativo na geração de empregos e renda recuperando um hábito que já era real antes da pandemia.

Assim, nos próximos dias 21 e 22 de agosto/21, sob a marquise e na área externa do Memorial da América Latina, acontecerá a primeira Feira das Feiras Criativas SP. Serão mais de 100 expositores, integrantes de 16 feiras criativas que estavam suspensas até então.

Acesso controlado e testagem

Antes de questionar se é seguro, entenda como tudo acontecerá.

Considerando todo o cuidado necessário para manter a segurança dos visitantes e participantes, este evento-modelo contará com o apoio do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo.

Entre as ações e exigências obrigatórias além do uso de máscara, haverá a venda antecipada de ingressos promocionais para visitas de pequenos grupos com hora marcada.

Também haverá a testagem rápida de antígeno Sars-Cov-2 e os visitantes serão monitorados pós-evento. A intenção é acompanhar os resultados dos protocolos praticados para que sejam aprimorados e implementados em outras feiras no futuro.

Retomada das feiras criativas

Feiras criativas- Mercado das Madalenas, foto de Alan Simaro de Morais

Agora vai uma curiosidade que talvez tenha te escapado. Sabia que 2021 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Economia Criativa? Sim, justamente pela importância que estas atividades tem neste momento tão instável pelo qual ainda estamos passando. E é claro, sabendo de todo o protocolo e cuidados que estarão sendo aplicados à este evento-modelo, obviamente que eu venho aqui convidar e incentivar você a participar.

De modo consciente, com máscara, e preferencialmente marcando o horário de sua visita e respeitando os protocolos solicitados.

Vá prestigiar e também passar um tempo ao ar livre, em contato com trabalhos lindos, inspiradores e úteis.

Afinal temos que nos adaptar à um novo tempo e atitudes como esta vem para garantir que possamos nos manter firmes e fortes até que as coisas retornem ao equilíbrio.

Informações extras

Pra você não perder nada, siga o perfil do evento no Instagram e anote endereço e horários:

  • Instagram: @feirascriativassp
  • Data: 21 e 22 de agosto de 2021 (sábado e domingo)
  • Horário: Das 11h ás 19h
  • Local: Memorial da América Latina
  • Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664–Barra Funda
  • Ingressos com antecedência e hora marcada serão vendidos pelo Sympla
  • Valor promocional único: R$ 10,00
Feira das feiras criativas SP, em agosto de 2021

Feiras criativas participantes

Conheça mais sobre os participantes através de seus perfis.

Vamos lá fazer a nossa parte de cidadãos conscientes e amantes de tudo que é criativo. Se você está em São Paulo e for, venha deixar sua opinião e relatar sua experiência aqui nos comentários.

Fotos: Divulgação

Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

, ,

2 Comentários para Feira das Feiras Criativas SP

  1. Roberta Bortoleto 25 de outubro de 2021 às 17:13 #

    Ainda bem que estas feiras estão voltando. Como eu amo o passeio, mas principalemente ver tanta coisa linda e criativa feita por pessoas tão talentosas. Feliz com a notícia!

    • Cris Turek 27 de outubro de 2021 às 11:19 #

      Acredito que em breve as coisas retomam um bom ritmo, Roberta 🙂

Deixe um comentário