Rendas, essas maravilhas que encantam a gente e enriquecem qualquer coisa com seus detalhes, são esse tipo de trabalho que muitas vezes achamos impossível que alguém tenha feito. Minúsculos desenhos, micro nózinhos e trançados, chega a ser mesmo de duvidar que nossas mãos possam transformar uma simples linha numa fantástica renda. Assim também é com o frivolité, uma técnica que faz renda com nós, usando linha de crochê.
O frivolité também é conhecido por outros nomes como espiguilha e rendilha. Surgiu no início do século 19 e alguns dizem que, como o macramê, a técnica foi desenvolvida pro marinheiros, mas isso não está comprovado. O frivolité é basicamente composto de nós e picôs, os laços, unidos em forma de anéis ou arcos. Os arcos são o detalhe que dá a graça à renda frivolité.
Que tal aprender a fazer algumas peças com renda?
Quando estive em Curitiba, conheci uma rendeira de frivolité na Feira do Largo da Ordem, a senhora Stael Macedo. Ela confecciona vários tipos de trabalho: toalhas de bandeja, porta-copos, palas e golas e estava lá fazendo seu frivolité usando uma das ferramentas tradicionais, a navete.
Contou que aprendeu com a mãe, mas que infelizmente não percebe que hoje em dia haja muito interesse das pessoas em conhecer a técnica. Essa toalha de bandeja acima, ela vende por R$48, e o telefone de contato para quem quiser conversar com ela é (41) 3264-3353. E é claro, ela está todos os domingos na Feira do Largo em Curitiba. A barraca fica na Rua Kellers, em frente ao museu.

De qualquer forma se você ficou curioso pra entender como os nós e laços são feitos, temos uma indicação de um passo-a-passo de anel usando a agulha de frivolité que é o formato mais básico e não é tão assustador. Clique no nome e confira: Ensinar com muito prazer.

E também, a flor é bem acessível de fazer, e aqui tem o passo-a-passo de como fazer cada pétala. Também é interessante. A dica é da Agulha de Ouro, é só clicar.
Fotos iniciais: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Olá Marinna,
Lembranças a sua avó D. Stael, já conversei muito com ela na feira do largo da ordem.
Cuidem-se e Protejam-se ao máximo.
Quando tudo passar, voltaremos a nos encontrar na feirinha.
Beijos
Um grande beijo Marilene, e obrigada 🙂
Stael é minha vó! Ela é maravilhosa e faz frivolité como ninguém. Caso tenham interesse ela pode enviar para todo o Brasil. Só enviar e-mail para [email protected]
Na quarentena a feira do largo da ordem está fechada e estamos tentando ajuda-la a vender online. Quem puder divulgar, agradeço.
Instagram: stael_frivolite
Muito obrigada!
Um grande abraço para a sua avó, Marinna. Espero que vocês estejam bem e façam boas vendas 😉
Aprendi fazer frivolité com minha mãe há uns 20 anos. Depois dos 40.
Uma de minhas filhas também aprendeu quando tinha 10 anos.
Hoje faço como terapia. Conto os nós contando o tempo. É uma renda maravilhosa.
Que delícia Abigail, muito mais que uma terapia. E que bom que uma filha também se empolgou 😀
olá meu nome Dalva Liana ,faço frivolité com agulha ,ja fiz varios brincos e pulseira pois encontrei essa arte no youtube e agradeço a todas as professoras que ensinam de graça essa arte ão linda obrigada ,bjus
Verdade Dalva, hoje em dia encontramos muitas dicas no Youtube. Quando escrevi este post nem se sabia direito o que era Youtube 😉
Fica aí sua sugestão para todos. Beijos e obrigada.
Ola Dalva e Cris. |Aprendi frivolite com navete quando tinha 13 anos. Continuei sempre fazendo e |ha 40 anos trabalho na feira de artesanato de Curitiba aos domingos. Faco diversos tipos de trabalhos. Consegui complementar minha renda e obter muito prazer em realizar artesanato em frivolite. Uma abraco e mantenham contato
Que maravilha Stael, fico super feliz que siga com seus belíssimos trabalhos. Um grande beijo.
Bom dia! Já faço frivolite há muito tempo com bavete. Gostaria de saber onde possível comprar agulhas, no Rio de Janeiro.
Auristela, não tenho indicações específicas, mas tente pela internet na loja Bazar Horizonte ou Armarinhos São José.Beijos.
Li num dos comentários acima que frivolite eh só com naveta, os outros são imitações. Respeito a opinião da pessoa, mas eu tenho artrose nas mãos e não consigo ficar ccm os fios presos aos dedos. Faço frivolite com agulha, estou ainda aprendendo, mas já consegui fazer uma toalhinha é um almofada grande. Tem pouco tempo que descobri a arte do frivolite. O que aprendi foi assistindo a inúmeros vídeos no YouTube. Obrigada as pessoas que tão gentilmente postam vídeos e pap.
Jani é muito importante manter estas artes vivas, pois correm o risco de desaparecer. Continue praticando. Beijos.
Já trabalho com frivolité à muitos anos etenho navetes para vender..
Fica aí o seu contato Carmo, beijos.
Cris,eu também faço frivolité há algum tempo,quero saber qual o material das suas navetas e o valor. .eu tenho algumas revistas dos anos 50. Rendas com linhas finas.
Santa Luzia-Ba.07 de julho de 2015.
frivoleira magda loureiro
Magda não são meus trabalhos, eu mesmo não sei fazer frivolité. As fontes das fotos dos tutoriais estão nos links ao lado delas, caso queria conferir mais detalhes.Beijos.
Ola!!! Sou maria jose ,resido em pernambuco e desejo manter contato com voce por gentileza entre em contato comigo meu email. [email protected] estudando frivolite aqui em Recife
onde acho frivolité para vender em João PESSOA? recentemente , estive na Feneiart em Recife e conheci o trabalho das rendeiras de OROBÓ [PE] . Elas disseram que Orobó[agreste de PERNAMBUCO], é a cidade do frivolité
Lauro não lembro de ter visto frivolité para vender em João Pessoa. Aqui o que se encontra facilmente é a renda renascença. Tente no MAP, o mercado de artesanato do Tambaú.
Bom dia
Sou de Curitiba e estou aprendendo a fazer frivoleté com uma senhora, mas não encontro navetes para comprar.
Alguém sabe onde posso procurar?
Obrigada
Cornélia procure nas lojas virtuais Casa da Arte, Art Camargo, Big Artes.
Faço frivolité há muitos anos e tenho navetes em quantidade para os meus alunos e para venda.
Ola Cornelia. Como sou de Curitiba e estou todos os domingos na feira de artesanato, tenho algumas navetes para vender (importadas). Terei o maior prazer em te conhecer. Minha barraca fica na calcada em frente ao Museu Parananense, numero 6, entre a entrada do museu e Rua Ermelino de Leao-barraca de caldo de cana. Um abraco, Stael
FRIBOARTE é em Vitória da Conquista -BA
Também fazemos frivolite há algum tempo.Fizemos um grupo o FRIBOART,vendemos em feiras livres,pegamos encomendas,nossa produção ainda é pequena porém bem variadas.
Edesia mande suas fotos para [email protected] e participe do nosso Mural, será um prazer. Abraços.
Gostaria de convidá-la a curtir a minha página no facebook em ARTCARMO, ali poderá ver alguns dos meus trabalhos. Quero também acrescentar que também vendo navetes, caso esteja interessada. Bjs
Olá sra. Stael gostei de encontrar alguem que faz frivolite . É um trabalho muito lindo e delicado, eu faço frivolité hà 60 anos, e cada vez me surpreendo mais,com a imensidão de modelos que podemos obter com essa renda maravilhosa. Para mim frivolité é só feita com navete, o resto é uimitação. Parabéns e Felicidades . Um abraço.
Frivolite é incrivel amo fazer ,ja fiz golas exarpe , , estou fazendo uma pala .So sei fazer com a navete Agora é dificil encontrar . Gostaria de encinar gratuitamente as pessoas da cidade em que moro poucos conhecem.Me ajudem a encontrar as navetes. com agulha nao sei.Moro em Garanhuns pe agradeço -lhes bjos
Amo frivolite,faço alguma coisa,mas continuar aprendendo é muito bom!!!!
beijos Cecília.
Aprendi a fazer frivolité com minha Mãe.
Ela aprendeu em Paudalho, na terra em que nascemos. Ela aprendeu com umas irmãs que participavam da Igreja Católica. Eram quatro irmãs solteironas que aprenderam esta arte com as freiras de um convento.
Hoje, muita gente acha bonito, mas não quer aprender. É muito estranho isso.Lamento.
ola gostaria de receber o curso no meu email adorei ja faz muito tempo que procuro na nete como fazer renda amei obrigado deus abençoe a todos beijos
gostaria que o instituto Mauá de Salvador nos oferecesse o curso desta renda belíssima que é o frivolité.As pessoas não tem interesse porque não conhecem.E preciso passar esta renda maravilhosa para outras gerações!
moro em salvador e aqui é muito difícil encontrar pessoas que saibam fazer frivolité e inhanduti. POREm conhecí uma moça de nome DORIAN QUE SABIA FAZER ESTA PRECIOS RENDA. SERÁ QUE ELA MORA AINDA EM SALVADOR? DORIAN SE COMUNIQUE COM A GENTE!PRECISAMOS DO SEU CURSO! APAREÇA!
Fiquei encantada com os trabalhos que vocês fazem. Gostaria de aprender a fazer renda de bilro. Um abraço,
Blandina
Queria muito aprender a fazer frivolite , mais não estou conseguindo, queria que vcs mim desse umas dicas, já tentei pela internet mais não conseguir por favor mim ajude.Pois Não trabalho, é uma terapia. desde de ja agradeço.
Marta não sou professora da técnica e mal sei iniciar. Sugiro que entre em contato com os professores nos links indicados nesse post onde há dica de como começar a fazer. Boa sorte.
gracias todo lo que muestran estan bellos en especial el frivolite me encanta soy de Peru pero todo esta muy bello gracias.
Olá.
Também gosto muito de frivolité e faço-o sempre que tenho um tempinho.Estive a ler alguns comentários e gostaria de acrescentar que esta renda se pode fazer com qualquer linha. Até pode ser com linha de seda. Todavia, deve ser feita com uma linha mais durinha que aquela com que se faz o crochet normal. Em portugal há a “Crochet Corrente” que se vende em novelelinhos muito mais pequenos que os normais e bastante mais caros, porque trazem pouca quantidade.Esta necessidade deve-se ao facto de que, com uma linha mais macia,é mais que certo que as argolinhas que se fazem na renda vão tombar, virar-se para o outro lado e a renda perde toda a graça! Se a linha for mais rija, isto não acontece. Só é mais difícil rematar mas…também se faz!!!!!
Escolha então uma linha que “aguente” a renda.
Parabéns pelo blogue!
Agradecemos imensamente pelas dicas Bia, beijos.
por gentileza gostaria de saber onde fazer aula de frivollite em sao paulo proximo de santa cecilia de freferencia. obrigada desde ja.
Sandra infelizmente não tenho informação de ateliers que ensinam essa técnica. Fico devendo.
sou de Recife . gostaria muito de apreder frivolite e onde encontra a agulha. Você deveria vende o curso em dvd para os alunos de fora.Mim de noticia sobrer o assunto.Obrigado pela atenção.
Nercizete, seria ótimo seu eu soubesse fazer frivolité, mas ainda não aprendi. As dicas nesse artigo são de outras fontes, citadas no mesmo. Tente por lá.
Olá,boa noite conheci o frivolité a 3 dias na net e estou encantada com essa técnica, sou brasileira mas atualmente estou morando em Portugal,não consegui ainda fazer com a navete, mas com a agulha já faço a argola, gostaria de ir mais adiante,se puderes me ajudar fico muito agradecida bjsssssssss.
Olá, adorei o site, estou tentando aprender a fazer Frivolité mas to meio perdida os primeiros pontos eu já sei mas como faz pra fazer o resto?? desde já agradeço a sua atenção bjs.
Wellyni, para pontos mais elaborados eu fico devendo dicas. Sugiro que procure por revistas especializadas ou se possível por uma boa professora, que ensinará muito mais do que você poderá aprender na internet. Beijos.
oi, adorei ver trabalhos feitos em frivolete, minha mãe faz com a navete, trabalho delicado, muito bonito e um pouco demorado, mas ela adora isso. Parabens para quem faz e ama essa técnica.
bjs
gostaria de saber como fazer porta retratos
Zuleide, use o campo de pesquisa e confira nossas dicas.
ADOREI ! O trabalho é lindo, pena que em Salvador é muito difícil encontrar quem ensine esta linda técnica.
Estou procurando alguém que faça frivolitê.
Quero comprar uma blusa de frivolitê
Déborah, leia nesse mesmo artigo nossa indicação.
Oi Cris, adorei suas orientações pois consegui fazer a argolinha. SÓ NÃO CONSEGUI AINDA IR ALÉM DISSO.
Obrigada
Mantenha a persistência Ceça.
Oi, Cris. Tudo que vejo aqui neste site é muito lindo! Eu amo trabalhos manuais em geral. Faço tricô, croché e bordados, desde os meus tempos de criança, mas tenho vontade de aprender mais, apesar dos meus 60 anos e algumas limitações. Vi aqui o frivolité que é um dos trabalhos que sempre quis aprender e não tive oportunidade. Você teria alguma ideia de como posso aprender? Obrigada. Parabéns pelos belíssimos trabalhos!
Maria das Grassas, conforme indicado nesse texto há links para pontos iniciais. Comece sua experiência por lá.
quero poder aprender alguns pontos,como fazer?
Luiza, leia esse artigo com atenção. Essas dicas estão nele.
amei o mosaico de cascas de ovos farei neste feriado.Que Deus continue ti abençoando.
Adorei desse artigo, há muito tempo venho namorando o frivolitê, e essas explicações são muito útil e fáceis para quem está começando…parabens.
eu gostaria de abrender a fazer frivolite oque devo fazer para isso acontecer? voces te curso para vender ai! me manda reposta por e-mail ok obrigada.
Ana Maria, não vendemos cursos na Vila mas nesse artigo tem links para pap para iniciantes em frivolité. É só clicar para conferir. Beijos
Estou pretendendo montar um Projeto na área social, gostaria muito de incluir a renda de frivolite, mas não sei nem por onde começar, já que não conheço ninguém para ensinar. Será que você indicaria? Obrigada aguardo resposta.Um grande abraço.
O contato que tenho Maria José, é justamente esse que está mencionado no artigo. Espero que ela possa te auxiliar, ligue para ela.
Eu fui apresentada ao frivolité a alguns dias… Uma tia pediu que eu comprasse pra ela as agulhas. então fui pesquisar, e estou descobrindo essa maravilha!!!
já estou fazendo os primeiros nozinhos…é muito bom, recomendadíssimo!!!
Não deixe de nos mostrar seus trabalhos, Adriana, ok?
Olá qrida q coisa + linda me apaixonei pela técnica,sinceramente nunca tinha visto ou ouvido falar dessa arte, adoraria receber pap de como fazer pois aqui em Belem se alguem conhece ta imcubado pois vou divulgar essa arte magnifica pois adoro fazer arte com as maos sem usar muitos apetrechos. aguardo dicas e como comprar o material por favor me envie agradeço pela atenção
Bela, não temos como enviar material antigo por email, mas use o campo de pesquisa e confira nossas dicas para iniciantes. Passo a passo mais adiantado você consegue em revistas especializadas. Dê uma espiada e faça uma experiência. Beijos.
Gostaria de aprender fazer o trabalho usando o navete.
Desde já agradeço. Adauto
Adauto, use o campo de pesquisa lá no alto para localizar todos os nossos artigos sobre o tema.
Pessoal, estava anciosa p/ saber fazer essa maravilha. Graças a vcs, vou ter essa opurtunidade. Que Deus os abençõe p/ que continue ajudando as pessoas, Muito obrigada. LÙ
Luzia, espero que dê tudo certo e que você aprenda bem rápido. Beijos.
Olá, amiga. Navego sem cansar no seu site. Adoro tudo que vejo. Sou BOA em agulhas p/ ponto cruz, vagonite, ponto oitinho e outras coisassssssssssss mais. Tenho noção de crochet e tricot. Mas vendo seus trabalhos estou começando a me inreressar por tudo? Quando criança, via muito uma senhora fazer frivolitê. Ficava encantada.PARABÈNS. Espero sempre novidades. Abraços
Obrigada Lourdes, sua mensagem é muito carinhosa. Participe do nosso mural. Envie suas fotos, quero ver seus trabalhos.Beijo.
ola, amei o frivolite gostaria se possivel vc me enviasse como fazer , rendas, bijuterias etc , sempre tive muita vontade de ap´render a trabalhar com o frivolite. obrigada e parabens pelo trabalho. ameiii.
bjs no coração sandra
Sandra, não temos como enviar dicas antigas por email. Use o nosso campo de pesquisa no alto da página para localizar todos os artigos que temos sobre frivolité. O que temos está publicado no blog. Beijos.
Olá, estava navegando no significado do meu nome, quando vi o artigo, não resisti de escrever, meu nome e agora o frivolite…rrrs.
Tambem aprendi a fazer frivolite a algum tempo. Demais …não cre?
Parabéns pelo trabalho.
Bjs
Stael
Stael, é uma feliz coincidência que você pode explorar. Envie fotos de suas peças e participe do nosso mural.
OLÁ EU FAÇO FRIVOLITÊ, ACHO MUTO LINDO QUE AQUI NO RIO DE JANEIRO NIGUEM CONHERCE ESSE TRABALHO.
Pois é Rozalia, as pessoas confundem o frivolité com outras rendas. ë um trabalho muito delicado. Beijos.
Olá…
Gosto muito de trabalhos manuais. Eu tenho muito interesse de aprender a fazer esse bordado, mas não não encontro a navete para comprar. Moro em BH. Sabe algum lugar para me indicar??
Obrigada!!
Gesiane, lojas de armarinhos devem ter, ou lugares que vendam material para tecelagem. Indicações vou ficar devendo. Boa sorte.
Boa tarde,
Só hoje vi a matéria sobre o meu trabalho
no seu blog.
Fiquei muito feliz por seu interesse em divulgar a renda frivolité.
Gostaria de convidá-la p/a Feira Internacional de Patchwork que se realizará aqui em Curitiba no mês de setembro deste ano(de 01 a 04).Estarei participando com o meu trabalho.
Muito obrigada,
Stael.
Olá Stael, que grande prazer receber seu recado. Antes tarde, não é? Fico feliz que tenha gostado, para nós foi um grande prazer conhecê-la e apresentar seu trabalho aqui na Vila. Obrigada pelo convite, quem sabe eu possa estar em Curitiba em setembro, né? Beijo grande.
gosto muito de faser frivolité e sou apreciadora da tecnica do frivoliteem breve mando fotos das peças que faço pra vc.abraço
Osmarina, que maravilha. Vou adorar ver. Beijos.
Eu sou apreciadora de todo trabalho manual. Embora não teça frivolitê, reconheço que é um artesanato delicado e com riquesa de detalhes. Minha avó tecia muito bem. Gosto
também do nhanduti, crivo, bilro,etc.. Abraços, Eunice
Eunice, Tem um mundo de artes que a gente nem imagina. Sorte de quem pode ver todas de perto, né? Beijos.
Olá..gostaria muito de saber qual é a linha ideal pra fazer Frivolite..estou queimando os ultimos tico e teco pra aprender sozinha pelas aulas lá no youtube..coloco como Tatting e tem um monte de videos..o problema é que moro no fim do mundo..rs..minha cidade é super pequena e não tenho opção de linhas..se puder me informar qual é a linha e de que marca..consiguirei com alguem que viaje pra cidadegrande..rs..desde já amei este site..obrigada pela atenção..bjs da Nazah Monma
Querida, use a mesma linha indicada para crochê. Qualquer armarinho tem. Boa sorte.
obrigada pela resposta.vou procurar a agulha e tentar fazer. se conseguir mando a foto pra vcs bjus e sucesso
adorei e como sou maniaca por trabalhos com linhas gostaria de saber onde compro a agulha ou se dá pra improvisar e se tem algum site que ensine ……o trabalho é magnifico.espero consiguir apreender um grande abraço–sucesso
Sueli, os links para sites que ensinam estão nesse artigo, é só clicar e visitar as páginas. A agulha você compra em lojas de armarinhos, com certeza. Beijos.
Gostei muito do artigo sobre o frivolitê,minha avó tem 86 anos e ela faz umas cruz de frivolitê.Vou mostrar as novidades para ela.Valeu
Ela merece ter o trabalho publicado aqui na Vila. Mande as fotos da cruz. Beijo grande.
Olá!Sou de Santos-SP, e estou adorando todo dia uma dica nova,já estive em João Pessoa e acho linda essa cidade.Parabéns pelo seu trabalho!Beijos!
Obrigada Cassia por participar. Beijos.
Adorei este post! Minha mãe me ensinou a fazer frivolité quando eu era bem jovem (ainda sou…). Ela aprendeu com uma tia dela, que fez o corpo de seu vestido de noiva na renda. Pela foto, era maravilhoso! Eu, porém, nunca consegui fazer nada completo porque é um trabalho demorado, especialmente se a linha for fininha. Para compensar, mamãe fez um conjunto de toalhinhas de diversas cores, que está guardado com muito carinho!
Se quiser nos mostrar é só enviar fotos, terei muito prazer em publicar em nosso mural. Beijos.