Duas coisas devem ter chamado sua atenção neste título, garrafas de vidro e o termo supraciclagem, não foi?
Garrafas de vidro porque certamente você deve ter algumas guardadas pra “um projeto futuro”, porque são diferentes e bonitas. E supraciclagem é um termo tão pouco usado que ou você não conhece ainda ou já vinculou às garrafas e pensou: “obaaaa” 😉
O post de hoje sobre garrafas de vidro nem é lá uma grande novidade. Tema mais que explorado aqui na Vila, com dicas, sugestões e tutoriais bem variados.
Veja mais posts com garrafa de vidro
Na verdade a ideia deste papo nasceu dias atrás, quando eu soube que o senhor que junta as garrafas pras usinas de reciclagem daqui, avisou que não iria mais recolhê-las. Segundo ele, o mercado deste material não paga nada por ele e assim não compensa mais juntar um volume imenso para vender 🙁

Isso me fez pensar, mais uma vez, pra onde caminhamos com nossos hábitos de consumo. E isso me levou à supraciclagem e a separar algumas ideias mais atuais para reuso deste material, especificamente as garrafas de vidro.
A supraciclagem
Vou falar mais sobre supraciclagem num novo post, eu prometo. Até porque o papo merece atenção.
Agora, pra você não ficar aí com cara de vaso tentando adivinhar do que se trata, basicamente a supraciclagem é o termo em português para a palavra upcycling. Está relacionada ao reuso dos produtos descartados. Ou seja: não vai para a reciclagem mas sim para a reutilização com uma nova função, normalmente.
Baseados nisso sabemos que usamos desde sempre a palavra reciclagem de modo incorreto. Eu também…..sempre. Você entende agora que isso que fazemos artesanalmente com produtos descartados é supraciclagem? Agora já sabe e pode se adequar usando o termo correto 😀
Entretanto a grande questão deste papo é o fato de que precisamos rever nosso modo de consumo. Consumir apenas o necessário e procurar praticar a supraciclagem sempre que possível.
Precisamos de fato de tudo que compramos? Ou de tanto do mesmo?
As fotos deste post exemplificam. Veja:
- ao invés de comprar um novo vaso para flores, não seria possível recriar a partir de uma garrafa?
- precisa mesmo de uma luminária? Que tal exercitar o DIY e passar algum tempo livre de modo criativo com algumas garrafas?
- o design da garrafa, o rótulo e a forma são lindos? Que tal dar uma função e manter como objeto decorativo com utilidade?
- ou simplesmente se lançar o desafio de exercitar a criatividade e com bom senso transformar em algo agradável de se olhar?
Aí vai ter quem torça o nariz e diga: “ui, mas pra mim ainda é lixo!!!!”
Bom, se você estiver olhando para o objeto e enxergando só o descarte, então provavelmente deve ter algo muito errado com ele, ou a falta de bom senso no reuso. Mas isso é papo pra um outro post.
Agora conta pra mim qual é a sua supraciclagem de garrafa de vidro? O projeto novo ficou melhor do que a garrafa original?
Topa trocar ideias a respeito? 😀
Fotos: 1. Casa Claudia, 2.Demotivateur Atelier, 3.Sugar and Charm, 4.A Beautiful Mess
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Boa noite quero saber como posso conseguir este bocal pra fazer uma lamparina de garrafa obrigada desde ja
Lúcia, você compra bocais avulsos em qualquer boa loja Home Center ou em casas especializadas em material elétrico.Beijos.
Já fiz e ainda guardo algumas para fazer ..garrafas pintadas decoradas com cola gliter e sal grosso…ficaram lindas …mas acabei dando para amigos que adoraram, agora preciso achar um tempo e voltar a faze-las pois é ótimo, depois de passar o dia em frente ao teclado do not..preciso relaxar os olhos..então faço algo com prazer de pintar e reciclar.bjs.
Que bom Nara, relaxar criando é a melhor coisa que há 😉
Beijos.
Muito criativo!
Total, Erica 🙂