O tropical fica por conta da nossa tradicionalíssima chita, porque as pinhas gostam mesmo é do tempo frio. Mas esse ano meu pai me mandou uma caixa cheinha de pinhas lá do sul, pra eu me divertir aqui no calorzão do nordeste. E inevitavelmente eu acabei pendendo para o lado tropical, usando flores de chita pra montar essa guirlanda que vai enfeitar minha varanda nesse natal.
Na verdade ela quase pode ser uma guirlanda permanente, mas a minha proposta é usar tudo que posso encontrar na natureza e assim que as festas terminarem, reciclar e fazer uma guirlanda nova. Vamos ver?
Guirlanda com pinhas e chita

A natureza me ofertou gratuitamente as pinhas, de um parque, e a guirlanda de cipó eu comprei prontinha e baratinha de um artesão. Mas é fácil de achar em lojas de material para artesanato.

Juntei, para o projeto, folhas secas do quintal e galhos. Quem tem cajueiro sempre tem muitas folhas, né? De qualquer modo, no parque você acha muitas.

As flores de chita que vou usar foram produzidas por artesãs mineiras, e comprei tem muito tempo. São modeladas do modo tradicional, com goma e ferros, e realmente são vistosas.
Associação Cultural de Piedade dos Gerais – Grupo da 3ª idade Gente Nossa – Telefone (31)3578-1181 – cas[email protected]
Outra opção é usar flores de papel de seda ou fazer suas próprias. Aqui tem um modelo que podemos usar, clique e aprenda a fazer.
Com tudo separado, vamos começar a montar?

Como o tema é festivo, vou pintar as folhas de dourado usando tinta em spray.
A dica é pintar de outras cores para fazer uma guirlanda permanente.
Pintei folhas de vários tamanhos.

Para fixarmos as pinhas na guirlanda, vou usar um arame de artesanato. Corte pedaços de 20cm, posicione em torno da pinha mais ou menos no centro, e envolva até o outro lado por entre os gomos.

Do outro lado, onde as pontas do arame se encontrarem, torça para firmar bem.

Prenda a pinha na guirlanda, amarrando o arame e torcendo bem as pontas. O ideal aqui é usar um alicate de bico pra ajudar a enrolar. Fica bem firme.

A disposição das pinhas na guirlanda é de gosto pessoal. Eu optei por fazer pares delas, pra dar mais vista, e também porque a minha guirlanda é pequena. Infelizmente não encontrei maiores. Mas se a sua for grande, abuse do uso de pinhas.

Fechei o jogo decorativo com as folhas pintadas, que colei usando cola quente.
Basicamente esse será o kit para enfeitar a guirlanda. Sobre esse jogo é que tabalharei o meu projeto. Adapte o seu às suas possibilidades.

A minha guirlanda comportou bem 3 jogos de pinhas e folhas. Agora vou preencher os espaços com as flores.

Fixei as flores entre as pinhas, com cola quente.

Pelo lado de trás encaixei os galhinhos secos aproveitando a própria trama do cipó. Fica tão firme que não é necessário amarrar nem colar.
Circundei a guirlanda com esses galhinhos para formar uma espécie de aura em torno dela.

Depois de pronta, encaixei e colei mais algumas folhas douradas pelo lado de fora da guirlanda, para equilibrar a composição.
E prontinha assim, ela foi para a parede da varanda, que com o contraste valorizou bem os detalhes naturais e as cores vibrantes da chita.

Assim ficou a minha guirlanda tropical, com pinhas nada tropicais e essa mistura interessante de tons neutros dos materias que recolhi no quintal e das cores fortes das flores.
Super em conta.
A dica é usar as folhas pintadas em outras cores para montar uma guirlanda permanente. Dá pra mudar as cores seguindo as estações do ano: amarelo para o outono, azul para o inverno, verde para a primavera e rosas e vermelhos para o verão. Que tal?
Espie aqui outro modelos de guirlandas naturais, clique.
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
BOA NOITE, MARAVILHOSO TRABALHO COM PINHAS,PARABÉNS.
cris gostaria de saber se você dar aula de encadernação pois gosto muito de artesanato e tenho um sonho de aprender a fazer encadernação.o seu trabalho e muito lindo.
parabéns que Deus abençoe as sua vida.
Cris não temos nenhum pap, mas estou anotando a sua sugestão, ok? Beijos.
ficou linda,so acho q faltou um laço,poderia ser feito de algo da natureza quem sabe, de folha de bananeira seca ou outra coisa assim.adoro coisas simples e criativas como esta.parabens!!!!eu pintei uma pinha,mas somente coloquei dourado nas pontas dela e ficou bela.
Quantos dias depois de arrancado o cipó posso começar a enrolar? è verdade que precisar tirar a casca dele antes? quantos dias ele estará seco?
Espero resposta, por favor.
Atenciosamente
Mara não tenho experiência em trançar cipó. Essa guirlanda eu compro pronta. Mas sei que ele deve ser trançado verde, pois depois de seco fica mais difícil e quebradiço. Sobre a casca eu não sei informar.
Simplesmente lindo!!!!!
Prezados Amigos
Agradeço a atenção recebida, pelo envio de
seus e-mails, sempre repleto de idéias
sugestivas e inteligentes.
Desejo a toda a Equipe um:
“Feliz Natal e Próspero Ano Novo”
Elvira
Gostei muito das dicas.
Tanto que encaminhei para uma amiga artesâ.
ÓTIMA CRIATIVIDADE!!PARABÉNS!!!
Fantastica essa guirlanda.Adorei vou tentar.obrigada
Muito linda que fucou…Adorei.
Sonia.
AMEI,OBRIGADA.
linda e facil de fezer parabens!
bem interessante e bonita, gostei, está de parabéns…
quero receber novidade de atezanato .
adorei .
Zaida cadastre-se no campo Assine a Vila. É grátis.
Os galhinhos secos deram um toque especial na guirlanda! Parabéns Cris!