Cultura é sempre bom, então vamos ouvir um pouco de História para começar.
Ela nos conta que as guirlandas já eram usadas pelos antigos gregos como símbolo da vida, da imortalidade, da força e da cura. As pessoas eram presenteadas com as guirlandas como uma celebração dessas bênçãos e o hábito estava diretamente vinculado ao divino. Nessas ocasiões eles já usavam plantas específicas, que representavam todos esses dons. |
As guirlandas simbolizam vida, eternidade, força e cura. |
Eram as preferidas as sempre-vivas, folhas de louro, galhos de pinheiro e cedro. Daí vieram os louros olímpicos e também as grinaldas das noivinhas felizes. E também o hábito de pendurar guirlandas nas portas das casas como mensagem de boas-vindas. Legal, né? Gostei disso.
![]() |
![]() |
Gente, a natureza nos oferece uma porção de materiais incríveis para decorarmos nossas casas. As guirlandas, hoje em dia, são mais usadas nessa época de natal, mas elas combinam com qualquer época do ano. Bom, isso é assunto pra outro dia. Vamos agora mesmo fazer duas lindas guirlandas de folhas e trigo, que é para manter essa tradição tão antiga de receber bem os amigos e familiares antes mesmo deles entrarem.
Para a guirlanda de folhas:
![]() |
|
||
|
|
A montagem exige apenas paciência, mas vale à pena pelo aroma que ela vai deixar. Deixe a espuma de molho na água, segundo as instruções do fabricante, espere o tempo de escorrimento e comece a montar a guirlanda espetando as folhas de louro. Espete os galhos do cedrinho entre as folhas do louro. Espete, também, alguns galhos secos, para dar mais charme ao arranjo. Outra opção é dar toques com folhas verdes de outras espécies. Na imagem, por exemplo, vemos flores de alcachofra. Já que a espuma vai fazer seu arranjo durar, a dica é misturar e inventar.
Para a guirlanda de trigo:
![]() |
![]() |
|
|
Essa é bem mais simples, mas ainda é preciso paciência. Basta espetar galho por galho até completar toda a guirlanda. Quanto mais galhos de trigo, mais linda a guirlanda. Que cruel. Não dá nada, é só demorado. Cuidado para não quebrar os galhos de trigo enquanto espeta. A dica é encaixar algumas folhas secas junto com o trigo. Dá charme para os votos de boas festas.
Seguinte: pesquisei por aí e encontrei retângulos de espuma floral da Oásis por R$ 5,00, mas tem que procurar, e a guirlanda de capim por R$4,00 em média é da kriza. A espuma você encontra em lojas de jardinagem e a guirlanda de capim em casas de artesanato. Veja em sua cidade.
Fez uma guirlanda? Cadê que ainda não me mandou as fotos, heim?
Fotos: Better Homes
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
como faço para ter no face
Vitoria pra seguir a Vila no Face é só clicar em nossa página, bem no alto, no símbolo do Facebook e depois clicar em CURTIR.
Cris adoro seus trabalhos e dicas de todos que participam do blog só tem fera,olho quase todos os dias tudo o que fazem aqui na Vila,vcs são demais.
Feliz Natal Galera
OLÁ, ESTOU ENCANTADA COM O SEU TRABALHO, MAS PRECISO DE IDEIA DE COMO FAZER UMA GUIRLANDA DE OLIVA, RAMOS DE OLIVEIRA AQUELA DA FOLHA CINZA, PARA A Páscoa e para colocar na porta.
Obrigada desde já. bjs
Fico devendo a dica por hora Angelita pois ainda não tenho esse pap.
Gostaria de receber passo a passo, comno fazer a guirlanda de trigo, q achei maravilhosa.
Aguardo
Enezita
Enezita não temos esse pap mas temos outros. Use o campo de pesquisa para localizar nossas outras dicas para guirlandas. Beijos.
Adorei tudo!!Muito bom gosto!
Também faço artesanatos natalinos…. AMO O NATAL! Tenho uma certa dificuldade de encontrar armação para a montagem de guirlandas em minha cidade… principalmente as de palha (as que encontro são bem caras). Vc teria um endereço p/ me indicar onde vendem essas armações pela net?… moro em Santa Catarina.
Grata,
Cris
Cris, sempre encontrei com tanta facilidade que nunca pesquisei na internet, até porque incluindo o frete vai acabar ficando no mesmo preço ou até mais caro. De qualquer forma pesquise pelo google ou procure na Daiara Artes, Soliarte e Vitrine do Artesanato.Beijos.
Eu também “fiz” as minhas e estão no bloguito. Fiz duas verdes, cuja estrutura comprei no meu oásis da perdição, o Casa Tudo. As fitas comprei no Hiper e no Atacadão dos Presentes, fiz os laços, arrematei com uma bolinha e prontinho.
Também fiz outra, usando uma estrutura de cipó, arrematada com um laço vermelho. Simples e bonita.
Beijocas desta araucária!
Cris! adoro teu blog.
tuas dicas são cultura pura. entro todo dia prá ver o que tem para me ensinar.
que bom poder aprender sempre. faço quase sempre, tuas dicas adoro. coisas práticas, naturais, da natureza…e tal. e ficam maravilhosas. tanto o artesanato como as de culinaria. abraço. tenha um lindo dia. saude e paz. abraços. amiga.
Cecília- Veranópolis = RGS.
Olá Cris!
Admiro muito teu blog e acompanho direto, porque tem muitas coisas interessantes mesmo.
Tenho um sonho de trabalhar com artesanato, moro no Rio Grande do Sul e por aqui as coisas não são tão intensas quanto no Nordeste do Brasil, ou talvez eu é que não saiba como entrar no meio para viver disto. Será que tu poderias me dar uma dica? Como poderia daqui vender minhas coisas para outros lugares? Ou mesmo, como começar a viver disto. Hoje em dia eu trabalho em uma empresa, mas não me sinto feliz e gostaria muito de poder trabalhar com artesanato.
Te agradeço se puderes me dar ideias. Abraços.
Olá Cris!
Suas dicas como sempre maravilhosas, adorei a desse post e as das bolas no anterior. Vou copiar umas idéias e depois te mando, ok?
De vez em quando meu blogroll some, e percebi que o seu não tava lá, mas já adicionei.
um grande abraço!