Vocês já ouviram falar em Kokedama? Basicamente o Kokedama é uma forma de plantar onde o vaso é o musgo e a própria terra que segura as raízes. Como tudo na cultura japonesa, essa é uma técnica que requer calma e paciência na elaboração, mas é bastante simples e o resultado enche nossos olhos.
Monte seu Kokedama
Você vai precisar de:
- mudas pequenas
- terra para bonsai e turfa
- musgo seco e musgo vivo
- barbante de algodão cru e linha de algodão verde

Misture as partes de turfa e terra de bonsai na seguinte proporção 7 partes de turfa para 3 de terra. Vá adicionando água aos poucos para formar uma pasta não muito úmida mas que não se quebre ao ser moldada.

Modele bolas com a massa de terra não muito grandes, mas com tamanho suficiente para abrigar suas mudas. Reserve.

Prepare as mudas retirando de volta das raízes o máximo de terra possível. As raízes ficarão aparentes. Faça isso com muito carinho e cuidado.

Envolva as raízes com o musgo seco e amarre sem apertar com o barbante de algodão. O musgo seco funcionará como um hidratante, pois possui grande capacidade de reter água, mantendo as raízes úmidas.

Pegue as bolas de terra reservadas, faça furos bem no centro delas e coloque neles as mudas já envolvidas no musgo. Todas as raízes e o musgo deverão ficar cobertos pela terra.

Para terminar envolva a bola de terra com o musgo vivo e fixe com linha de algodão verde o suficiente para manter o musgo no lugar.
Depois disso você pode pendurar seu kokedama ou mesmo colocar sobre um prato ou um suporte bem minimalista ao estilo japonês. O importante é valorizar o vaso de terra e musgo.


O kokedama pode receber luz de sol, mas deve ser molhado diariamente, de preferência no período da manhã. Se você pendura-lo use um spray para molhar, se colocar sobre um suporte cuide para não molhar em excesso pois não há drenagem. Lembrem que o vaso é a própria terra.
Qualquer tipo de planta pode crescer num Kokedama, tudo o que você precisa é dar à ela o cuidado que ela exige. As samambaias são uma espécie que se adapta facilmente, então comece por uma delas e depois experimente outros tipos de flores e plantas.
Lembrete: todos os itens como turfa, terra para bonsai e o musgo vocês encontram em boas floriculturas e casas de jardinagem.
Gosta de dicas com plantas? Leia essa outra sugestão: Vasos no coador de café.
Passo-a-passo: Design Sponge, College Life DIY, Cute Bonsai Tree
Fotos: Japan Bonsai, Creating Querencia, Laud8
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Parabéns pelo Blog. Eu tive conhecimento dessa técnica do kokedama há alguns dias atrás e tenho plantado três variedades de orquídeas: sapatinho de princesa e chuva de ouro; esta segunda, amarrada na árvore, envolta no musgo e a sapatinho de princesa, suspensa. Dessa tenho vários kokedamas feitos e suspensos. A terceira variedade de orquídea é a phalaenópsis – São 3 kokedamas suspensos.
Fiz uns kokedamas como hobbie mesmo, e acabei vendendo para minhas colegas professoras na escola, que se encantaram com eles. Irei copiar de ti, querida, a ideia de colocar serragem com a terra e o substrato vegetal. Beijo grande!
Maria Luisa, manda fotos para [email protected]
Fiquei super curiosa para ver seu trabalho 😉 Beijos.
Nossa! Que legal! Fiquei encantada. Não vejo a hora de chegar amanhã pra correr atrás do material necessário. Vou experimentar. Parabéns e obrigada!
Depois me conte, Sebastiana 🙂
Oi, boa-noite!!! Desde ontem quero escrever um comentário e n consegui!!! Parabéns pelos kokedamas ouvasos suspensos como outras pessoas colocam p ensinar e o filme é corrido, p ninguém aprender.Vcs fizeram passo a passo e deram alternativas de material!!!! Obrigadúuuuuuu! !!!
Puxa Manuella que bom que ajudamos, 😉
CRIS,PLANTEI ORQUIDEA NA KOKEDAMA ATRES ANOS,ESTA BONITA A HOJE,MAS NAO DEU FLORES.SOU SUA FA.BEIJOS
Dora mande fotos mesmo assim, queremos ver. Beijos.
Posso plantar orquídea no kokedama? Se sim como faço e o que uso, uma vez que as maioria das orquídeas não gostam de terra?
Cristina não tenho experiência com o plantio de orquídeas, mas acredito que ela se adapte bem às condições da mistura do Kokedama. O ideal é se informar com quem conhece bem essa planta e suas manias.
ADOREI!
Obrigada por nos oferecer essa dica linda, linda.
Abraço
Onde encontro musgo desidratado para comprar em Belo Horizonte?
Tania procure em casas de produtos para jardinagem.
Boa tarde!! Primeiramente quero lhe dar os parabens…..lindo site, e ótima matéria…..estava procurando sobre Kokedama e seu site é um dos poucos que ensinam em portugues….adorei…..agora apenas uma dúvida, onde encontro a Turfa pois aqui na minha cidade nao consigo encontrar….se vc puder me indicar algum lugar agradeço. Obrigada.
Lau se não encontrar prepare uma mistura de terra com serragem enriquecida com adubo. Procure também em especializadas em jardinagem.
Nunca tinha ouvido falar nesssa técnica.
Achei super fantástica. Muita paciência e carinho pra con templação dessa maravilha.
Bj grande Cris.
+ uma vez obrigada por postar estas raridades.
pra ser sincera eu ñ conhecia e achei maravilhoso!!!
d+++parabéns e obrigada por mostrar!
Maravilhoso!!! Adorei!!!
Amei esses kokedama…lindosss
Olá,Cris,
Eu tenho visitado seu site. É ótimo!!
Tenho amado de paixão esses kokedamas. Mas não consigo encontrar em lugar algum o tal do musgo seco e o verde. O musgo seco que eles me dão é aquele de colocar em vasinho de artesanato. E o verde então… Já procurei em floricultura, mercado central, casa de ração, loja de artesanatos e não encontro em nenhum lugar…
Pode me ajudar de alguma forma???
Obrigada!
Desculpa Gesiane, mas os locais são esses mesmos, não deveria ser assim tão complicado pois eles usam em seus arranjos. Não desanime.
adorei!
Amei isso!!!
Que lindo! Conheci só agora, com vcs essa técnica e já estou encantanda. Vou passar a utilizar, pq é simples de fazer, e tudo fica tão delicado e original… Bom para presentear os amigos com arranjos simples e personalizados. Muito obrigada.
Cris, que coisa linda!
O que é barbante de algodão verde? É o barbante que se usa para crochê na cor verde? Desculpe-me a “ignorância”!
Mui grata por tudo.
Beijos e bom fim de semana e feriado!
Nilvana.
Pode ser Nilvana, a cor verde é apenas para não ficar muito aparente.
OLá, vou seguir esse pap. Muito legal, nunca tinha ouvido falar dessa técnica.
Por favor, poderia dizer-nos qual planta aparece na primeira foto do post. É um mini anturio?
Parabéns,
Abraços
Edna,a s fotos não são minhas e não parece ser um antúrio não, fico devendo a resposta.
vcs são d+ quanta criatividade fico encantada com tantas coisas maravilhosas q vcs criam parabéns!!!!!! q deus ilumines todos vcs…
Obrigada pelo carinho Lucy. Beijos.
muito legal e interessante,bjs
Demais, né Mariska?
gente, que coisa mais linda.. vou sair a procurar musgo,para fazer, parabens……
Em boas floriculturas você encontra Maria Garcia, especialmente naquelas que trabalham com bonsais.
NOSSA!!!LINDO AMEI,BRIGADIN PELAS COISINHAS MARAVILHOSAS Q ME MANDAM…
De nadim Florzinha, beijo grande.
Olá, foi através da Vila do Artesão que comecei a ter outros olhos para artesanato, reaproveitamento de material e folhagens. Mais ainda tenho algumas duvidas, qual planta devo usar em vasos pequenos sobre o hack da minha sala?
Desde de já agradeço por várias dicas.
Mari, suas dúvidas de artesanato pode perguntar que eu tenho condições de responder, mas plantas apropriadas para cada espaço, isso eu não entendo tão bem. A minha sugestão é sempre se informar nas floriculturas e jardinagens quais plantas são ideias para ambientes internos. A minha dica seria usar as suculentas, que resistem bem. Beijos.
Lindos demais!!!! Acho que as orquídeas devem se adaptar super bem tb. e as suculentas, né, pois são super duronas e dão certo em quase qualquer lugar.
Beijinhos
Jô
Acredito que sim, Joana, pois a terra do bonsai é uma terra arenosa que cai bem com esses tipos de plantas. Experimente.
Lindo e muito gracioso!
Poderia também ser publicado aqui dicas de plantas que servem pro interior da casa e as que suportam melhor o sol!
Parabéns!
Maria Paula, eu até gostaria de enveredar por esses temas, mas não domino o assunto. Assim, de vez em quando dou algumas dicas sem compromisso, porque também adoro plantas.
adorei.vou fazer desse trabalho minha terapia.um abraço
Ótima ideia Meire Luci.
Gostei muito da técnica…pois amo plantas…tenho um bonzai que ganhei…e uma modesta coleção de suculentas…Vou me informar mais sobre o assunto …para pode plantar uma pra mim…valeu pela dica…Adorei o blog…
Bjs…Até mais…
Adinety, basicamente a técnica é essa. Clique nos links indicados no final do artigo, onde encontrei a fonte para as dicas e confira mais detalhes.
Cris, quero dar os parabéns pelo trabalho que desenvolve aqui no seu blog. São dicas ótimas, trabalhos lindos, e muita competência.
Saúde!!!
Obrigada pelas palavras carinhosas, Daysa.
Amei, como eu disse no meu blog ontem, aliás coloquei o link do PAP dos biscoitos da sorte do seu blog, adoooooooooooooooooooro a cultura japonesa e ainda não conhecia esse trabalho, achei lindo, original e fácil, lógico que com cuidados como tudo na vida.
Obrigada por enriquecer nossos conhecimentos com tanta beleza.
Beijinhos
Bruna, quem não gosta de mostrar uma novidade, né? Fico feliz que esteja curtindo.
é lindo nunca tinha visto essa técnica,muito bem elaborado amei.
Cristina, é mesmo super bacana.
vai pro face…amei….
Beijo grande Divâmia, obrigada.
lindissimoooooooooooooooooooooooooooo
Beijos Monica, obrigada.
Cris,obrigada por visitar meu espaço e ler a matéria sobre Kokedama.Realmente minha filha deveria ter fotografado passo a passo…quem sabe da proxima vez.Um beijo e apareça sempre!Yone
Pede pra ela Yone, faria um enorme sucesso.
Bom dia Cris!!
É como você disse,é de encher os olhos,simplesmente lindo.Bjins
Realmente, fiquei com muita vontade de tentar Andreia.
EU JA TINHA VISTO NUM SITE UM PAP DO KOKEDAMA E ADOREI…FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA…ESTOU DOIDINHA PRA FAZER UM PRA MIM…VOU PROCURAR AS TERRAS CERTAS PRA FAZER DIREITO….OBRIGADA PELA LINDA DICA…ADOREI…BJS…ETÉLIA.
Agora com tudo traduzido fica fácil de entender, né Etélia, aproveite.