Nós já aprendemos a fazer um descanso de panela com a técnica do patchwork. Que tal então, montarmos um jogo para a cozinha fazendo agora um pano de copa combinando? O barrado em patchwork vai repetir o padrão de estampas e vocês já poderão fazer conjuntos para vender ou presentear.
A parte mais complicada desse passo-a-passo é a colocação do viés, mas isso só se for sua primeira vez, depois vai ficando cada vez mais simples. Vamos conferir?
Como fazer um pano de copa

Separe:
- 2 Tecidos estampados em composê, 20cm de cada
- 1 tecido liso combinando, para os detalhes
- Piquê crú com 60x40cm
- renda de algodão crúa – 85cm

Corte nos tecidos estampados 6 quadrados de 8x8cm de cada cor.

Costure 2 tiras com 6 quadrados em cada, intercalando as estampas como na imagem. As costuras devem ficar todas iguais.

Costure as duas tiras juntas no sentido do comprimento. Lembre que os quadrados devem encaixar perfeitamente para formar esse xadrez.

Costure nas extremidades das tiras, sentido do comprimento, uma tira de 40×4 cm do tecido liso.

Numa das bordas do tecido liso, costure a tira de renda crua, na mesma posição que está na imagem, sobre o direito da peça.

Na outra borda da peça de patch faça uma dobra de 2cm do tecido liso para o lado do avesso e passe a ferro.

Posicione o lado direito do barrado de patch sobre o avesso do piquê, deixando aquela borda dobrada para cima e alinhando a outra borda embaixo com a borda do piquê. Costure toda a borda de baixo.

Vire o barrado para o lado direito sobre o direito do piquê e passe a borda de baixo com ferro, para assentar a costura e deixar a renda bem ajeitada.

Para fixar o barrado no piquê, vamos costurar o tecido liso usando pontos decorativos da máquina. Costure a tira da borda de baixo primeiro e depois a tira de cima. Na última borda de cima encaixe a renda crua por trás para fazer o acabamento, e costure também com o ponto decorativo.
Agora é a vez de costurar o viés ao redor da toalha para finalizar o projeto.
Se ficar alguma dúvida, escrevam perguntando.

Para fazer o viés, prepare uma tira de 170cmx4cm no tecido liso. Se for necessário pode emendar para obter essa altura.
Posicione o lado direito do viés com o lado direito do pano. Alinhe o viés com a lateral do pano e deixe na ponta uma sobra de 3cm para o acabamento. Passe uma costura até a outra ponta.

Quando chegar na quina do pano de prato, faça uma dobra no viés, formando um triângulo com o lado alinhado com o lado do pano de prato. Continue costurando o viés na borda do tecido e repita essa dobra na outra quina.

Desvire o viés para o lado direito e contorne para o outro lado do pano de prato. Lembre que a outra borda do viés tem uma dobra para o avesso de 1cm, como mostra a imagem.

Dobre o viés para o lado de trás do pano de prato e alfinete. Dobre também a sobra da bordinha para o lado de dentro para fazer o acabamento e alfinete.

Costure o viés no lado de trás do pano de prato usando ponto invisível.
Cliquem e relembrem: Como fazer um descanso de panela com nine-patch
O que acharam? Viram como patchwork pode ser simples?
E quantas coisas bonitas podemos fazer com esse passo-a-passo básico. Então animem-se e comecem a produzir. Quero ver muitos trabalhos de patch publicados no Mural da Vila. Mandem suas fotos.
Já sabem: deixem as perguntas com dúvidas nos comentários.

Eu sou Priscila Mendes, colunista sobre Patchwork.
Conheçam mais do meu trabalho na minha página Passatempo Predileto.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Realmente ficou muito bonito esse pano de prato com patchwork no barrado.
eu já trabalho com patchwork e amei o paninho de copa,principalmente a dica do viés.que deus te abençõe sempre.beijos
Parabéns pela sua criatividade e bom gosto.
Um abraço,
Elisabethe
Brasília / DF
parabens Priscila seu patchwork e lindo
amei tua dica fica lindo estes pano
Olá meninas, quando fizerem suas peças mandem fotos para vermos seus trabalhos. Bjs a todas!
AMEI A TÉCNIC DA PRISCILA! PARABÉNS A VOCES DA VILA!!! ADORO RECEBER OS TUTORIAIS!
Que bonito, os dois trabalhos são dignos de vitrine.
Abraços e obrigada por nos dar estas lições.
CRIS, adorei as aulas da Priscila e todos os outros professores, quero te agradecer por ter me dado essa oportunidade de me identificar e gostar tanto de artesanato e reciclagem, consegui começar uma horta vertical e agora meu marido é quem cuida e tambem para ele foi otimo beijos obrigada
Olá, parabéns pelo belo trabalho, tanto esse como o descanso de panela. Além de práticos, dão um toque todo especial à decoraçao da cozinha.
Jane
Acho seus trabalhos perfeitos, parabéns, mande alguns de panos de pratos estou fazendo para pagar faculdade bjos
Você pode me ensinar a a fazer o ponto invisivel?
Beijo e obrigado.
Ta na Vila Nilva clique abaixo, mas sempre que precisar use o campo de pesquisa pra localizar respostas. Beijos.
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/08/pontos-de-costura-a-mao-aprenda-a-fazer/
Adorei a maneira simples, didática e fácil que a Priscila tem de ensinar, acredito que mesmo quem não tem noção nenhuma de patchwork vai consegui fazer este pano de prato.
Beijos
Lena