
Sabonete tom sobre tom? Já chegamos lá. Primeiro as apresentações.
Alguma vez você leu uma poesia e ela te trouxe à memória um aroma ou perfume em particular? Ou talvez o contrário? Essa é a proposta da Ana Cristina, que uniu suas paixões por saboaria e por poemas. Com ambos criou itens de banho que te fazem viajar nesse sonho poético.
Seus sabonetes perfumados e toda a sua linha de produtos tem esse vínculo com a poesia. Pra conhecer um pouco mais é só visitar seu Facebook Perfume & Poesia.
Fabricados artesanalmente, a Ana Cristina sugere como opção de escolha, o gosto pela escrita, associando o poema que mais se parece com você ou com o presenteado. Desse modo oferecendo um presente original e personalizado. Bem interessante, né?
O mais bacana é que hoje ela vai dividir conosco uma de suas receitas da sua coleção E o Vento Levou. Vai nos ensinar passo a passo como o nosso próprio sabonete. E com efeito mosaico. Ou ainda: transparência e volume.
Gostou, né? E vai gostar mais ainda da simplicidade e facilidade da dica.
Sabonete de glicerina mosaico
Comece providenciando os seguintes produtos e ferramentas. E saiba mais sobre a saboaria artesanal:
- 100 mg glicerina verde
- 400 mg glicerina transparente
- 30 ml essência capim limão
- 20 ml lauril líquido
- Corante verde
- 15 ml extrato glicólico de erva doce
- Panela esmaltada
- Espátula
- Forma de madeira para molde
- Plástico
- Recipiente plástico
- Copo Becker
- Faca sem corte
- Base para corte
Pique a glicerina verde em cubinhos. Reserve. Uma outra opção é cortar sua glicerina em formatos como flores e estrelas. Para isso use formas de corte.

Forre uma forma de madeira com uma sacola plástica ou filme plástico. Espalhe os cubinhos verdes de modo uniforme pelo fundo da forma.

Pique a glicerina transparente e derreta na panela esmaltada. Cuidado para não deixar ferver.

Depois que derreter, aguarde alguns minutos com a panela tampada. Em seguida adicione o lauril, a essência e o extrato glicólico. Por último o corante.
Lembre de utilizar o copo Becker para acrescentar as medidas dos produtos corretamente. Isso é muito importante.

Sabonete e alguns ingredientes
Aqui é bacana explicar para que serve o lauril e o extrato glicólico.
O lauril serve para fazer o sabão espumar, porque o agente oleoso da receita, que pode ser a essência, a manteiga de karité, de cacau, etc, corta a espuma. O lauril também é detergente, desengordurante e surfactante, que significa que limpa, tira gorduras e quebra a tensão superficial dos fluidos. UAU, quanta coisa!!!!
O extrato glicólico é um produto obtido pela maceração, percolação (filtragem) ou infusão de uma erva, planta, raiz, semente, fruta, e mel, dentre outros produtos, num solvente hidro glicólico. Cada extrato glicólico tem sua característica especial, que na receita será adequada ao tipo de pele. Por exemplo: mel para peles ressecadas, camomila para peles irritadas, e assim por diante. Entendeu?
Na nossa receite de hoje o capim limão é usado como adstringente (combate a oleosidade da pele), é antisséptico e seu aroma é relaxante e calmante. É um dos 10 aromas mais vendidos no mundo!!!
Outra dica importante é adicionar o corante só no final e sempre pingo por pingo. É mais fácil aumentar a cor do que ter que aumentar a glicerina, certo? Então adicionem aos poucos até chegar na tonalidade desejada.
Misture tudo muito bem e coloque delicadamente a glicerina na forma, tomando cuidado para que os cubinhos verdes não se dispersem, saindo do lugar.

Espere esfriar naturalmente de 2 a 3 horas e depois desenforme.

Corte em barras e deixe repousar por 24 horas apoiados em folha de isopor.
Após esse período, passe um pano levemente umedecido sobre o sabonete, para dar brilho e corrigir as pequenas imperfeições.

Isso feito, é só embalar com filme bopp e decorar de acordo com seu gosto.

Criatividade é tudo nessa hora!!!
Finalizando
Nossa, deu vontade de correr lá agora e começar a fazer meus sabonetes especiais. E você?
Veja mais algumas formas de fazer essa combinação mosaico de tom sobre tom. Ideias é que não faltam para você explorar. Espie só a galeria.




Super querida a Ana Cristina, que veio aqui na Vila colaborar com seus conhecimentos e oferecer essa dica charmosa para nós.
Vamos agradecer à ela, retornando agora mesmo uma visita em sua página e conferindo produtos iguais a esse para oferecermos de presente, clique Perfume & Poesia.
Quer ser uma colaboradora da Vila como foi a Ana Cristina? Clique e entre em contato.
Fotos extras: 1. Shop Stellas, 2. Silver Lotus Designzs, 3. Handmade Brasil, 4. Joans Gardens
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Muito show amei estou muito empolgada vou começa e preciso de idéias simples e fácil de começa ,morro em São José sc e meu hemail é [email protected] se quiser mandar mais idéia ficarei muito grata ???
Gelci, fique à vontade para navegar no blog e descobrir as inúmeras técnicas que temos. A maioria delas é com dicas fáceis e bem acessíveis. E se quiser receber as novidades por email basta se cadastrar aí na coluna depois do post ?
Beijos.
CARLOS RAMIRES MENDES DOS SANTOS, CRIS TUREK, 27/02/2.018, RIBEIRO JUNQUEIRA, M.G., 10:10 HORAS.
ESTOU COMEÇANDO AGORA A APRENDER E NÃO CONHEÇO BEM ESTES PRODUTOS PARA FAZER ESTE SABONETE, ENTÃO, DESEJO FAZER-LHE UMAS PERGUNTAS, SE POSSÍVEL ME RESPONDER.
PERGUNTA : ESTA GLICERINA VERDE EM CUBINHOS COM O USO DO SABONETE ELE DERRETE JUNTO COM O SABONETE ?
PARA FAZER EM MAIOR QUANTIDADE É SÓ AUMENTAR OS INGREDIENTES, CERTO ?
OS AROMAS EU POÇO FAZER EM QUAIS AROMAS ?
CRIS, ESPERO QUE CONTINUE A FAZER ISTO PARA NÓS, POIS É DIVERTIDO, DANDO-NOS CONHECIMENTO E UM CHEIRINHO GOSTOSO EM NOSSOS BANHOS. OBRIGADO, FIQUE CONOSCO.
Olá Carlos, vamos lá: sim a glicerina verde vai derreter normalmente durante o uso. Se você ainda não tem experiência, não altere a receita. Faça nesta quantidade, avalie os resultados e quando dominar a técnica, aí sim você pode pensar em fazer uma quantidade maior. Os aromas você escolhe o que preferir, só sugiro que combine os aromas com as cores da glicerina. A glicerina verde combina com aromas frescos, já aromas florais caem melhor com cores quentes como amarelo e rosa. Sucesso no seu projeto. Abração.
Cris Turek, obrigada pela sua orientação ,fiquei feliz por me responder . Agora queria mais uma informação se possível e não querendo abusar de sua bondade : “O extrato glicólico pode ser feito caseiro ? nem sempre a gente acha para comprar . E para que serve ? e se é de grande necessidade no uso da confecção do sabonete ?? Te agradeço de coração por maais esta dica . Bjs.
Altina, o extrato glicólico pode ser feito em casa sim, mas é um processo demorado e que requer uma série de cuidados para que resulte a contento. O extrato glicólico de uma erva carrega as propriedades benéficas que ela oferece, quer seja calmante, hidratante ou outra.O uso em sabonete garante que ele seja terapêutico e não um simples sabonete. Beijos.
a embalagem muito bonito muito bem feito
Agradecemos muito Gilberto, abraços.
gostaria de receber as receita
Maria você clicou no título do post? Faça isso e confira a receita.Beijos.
amei a receita sobre sabonete queria saber se tem loja aqui em SÃO PAULO onde posso comprar os produto para fazer esse sabonete mande pelo meu imeil
Maria não tenho nomes para indicar até porque não sou daí. Mas procure em lojas de produtos químicos para velas e perfumaria. Você vai encontrar.
Boa noite Cris!!!
Venho do blog da Ana e adorei essa receita de sabonete perfumado.
A decoração ficou um mimo especial.
Amei…
Feliz semana!!!
Bjokas…da Bia!!!
Achei lindo, parabéns!
Gostaria de saber como fazer para que o sabonete adquira o perfume. Eu faço o sabonete ,mas não fica bem perfumado !!! aguardando resposta,obrigada .
Altina, o perfume é garantido pela essência. Escolha sempre uma boa marca, de qualidade, e use as medidas sugeridas nas receitas. Não é necessário mais nada. Beijos.
Nossa Amei vou ver se compro os materiais e faço, pois as pessoas do meu bairro vão amar
Gostaria de saber onde posso encontrar todo o material para fazer esse e outros sabonetes, aqui no Rio de Janeiro. Alguém saberia me dizer? Obrigada.
Eliza boas lojas de material de artesanato tem para vender. Confira.
amei gastaria de saber onde encontra esses produtos para fazer o sabonetes? por favor obrigado
Albeniza em boas lojas de material de artesanato ou de essências.
Adorei o passo a passo e ficou lindo com a embalagem.
adorei a ideia, achei muito criativo e também muito interessante. Com certeza vou tentar fazer. Parabéns
valeu boa dica!