Enfeitar a casa para o Natal também tem a ver com cuidar de pequenos detalhes do dia-a-dia. Um sachê no armário, um sabonete no lavabo e, claro, um pano de prato na cozinha, sempre com temas natalinos, HO,HO,HO!!!
É de detalhes que preenchemos o conteúdo, e pintar um pano para sua casa ou até para presentear, leva um sopro de vento numa tarde relaxante. Então junte tintas, um pano em branco e vamos brincar juntas.
O tema que vamos explorar hoje é o Boneco de Neve, especialmente pra você que curte esse personagem.
Quer aprender mais? Clique e saiba sobre pintura em tecido
Como pintar um pano de prato
Dessa vez não darei nomes às cores das tintas. A escolha fica por conta da sua criatividade, e também do que você já tiver disponível em casa. É claro que quanto mais colorido melhor, afinal esse é um projeto bem lúdico.
Separe também seus pincéis de cerdas duras em tamanhos pequenos e médios, e um pinta bolinhas.
Tenha um pano de prato, papel carbono e uma base para o trabalho de preferência com cola para fixar o tecido. Se você perdeu essa aula, clique aqui e confira nos slides porque usamos essa cola. Aproveite e repita toda a preparação que ensinei lá sobre como passar o risco para o tecido.
Mais uma coisa: não fiquem bravos comigo. Meu risco era de uma xerox e não ficou legível para postar pra vocês. Então selecionei uma porção de riscos da internet. Clique aqui para abrir e escolha o que gostar. Tem um montão, e todos seguem a mesma lógica do que vamos aprender. Ok?
Recordando, separe:

Iniciamos a pintura com a tinta branca, principalmente as partes que ficam “embaixo” das outras. Essa dica também está explicada nessa aula aqui.
Enquanto a tinta está úmida, esfumace um rosinha nas bochechas do boneco.
Usamos o branco com uma tinta cinza para fazer um contorno com um pouco de sombra no corpo do boneco. Isso dá aquele toque.
Pintamos o chapéu do boneco com uma tinta verde escura e um pouco de preto. Os detalhes fiz com o pinta bolinha em branco.
Esse segredinho usamos praticamente em toda a pintura.
Outra dica importante: é sempre bom começar a pintura de cima para baixo, para não precisar esperar a tinta secar e não borrar se for adiantar uma etapa.
O chapéu lá no alto está pronto, então agora finalizamos o rosto do boneco, pintando os olhos, nariz e delineamos boca e sombrancelhas.
A outra parte “mais atrás” é o cachecol. Pinte ele e depois o cupcake, de baixo para cima.
Tudo sombreado com o branco.

Siga colorindo conforme o seu gosto. Nesse risco os cupcakes da frente serão pintados por último.
Com o boneco de neve pronto vamos pintar a neve do piso.
A neve sombreamos com um pouco de cinza, igual fizemos com o corpo do boneco.
Para finalizar vamos usar o pinta bolinhas e colocar detalhes nas luvas e confeitos nos cupcakes.
Nosso pano de prato está pronto para enfeitar a cozinha nessa época de festas.
Ficou um encanto, com um pouco de fantasia, já que neve mesmo por aqui……bom!!!! Isso não importa. É Natal!!!
Use e abuse das cores fortes para ficar bem festivo.
Escolha seu risco e acompanhe as dicas de pintura por essa aula. E tente, não tenho medo. É muito mais fácil do que imagina.
Um FELIZ NATAL a todos da Vila do Artesão.
Eliane
Sou Eliane de Sousa, e serei colunista para pintura em tecido.
Convido vocês a visitarem meu blog Little Pieces.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Oi Cris, amei o passo a passo da Eliane, agradeço as sugestões que sempre nos envia, que seja muito abençoada, abraços carinhosos
Muito legal o passo a passo! Pra quem nunca pintou profissionalmente como eu consegui fazer uma bolinha de natal ontem pra começar! Mas acho que vou me arriscar agora no bonequinho de neve! Obrigada pelas dicas e Feliz natal