Essa dica de reciclagem é do tipo inesperado, acho que dificilmente alguém pensaria em fazer recipientes multiúso usando sacolas plásticas. A ideia inicial é de duas designers Sarah K e Liane Rossler que criaram seus objetos e apresentaram numa feira em Milão. Eu achei bem interessante a proposta e na tentativa e erro preparei esse passo a passo para vocês também reaproveitarem suas sacolinhas plásticas.
Fiz alguns desses potinhos e já duram anos em usos diversos. Tudo que precisamos é de sacolas plásticas coloridas, tesoura, um recipiente de vidro para servir de molde e um soprador ou um secador de cabelos de alta potência.
Para quem não sabe, o soprador é uma ferramenta usada para aplicar adesivos, trabalhar materiais térmicos e outras tarefas do gênero. Ele solta pelo bico um ar muito, muito quente com o qual podemos trabalhar nossas sacolinhas. Como o maridão tem um desses, eu me apropriei para fazer reciclagem, mas vocês podem usar um secador de cabelos se for de um modelo de alta potência e que tenha regulagem de quantidade de vento. Secadores comuns não funcionam, ok?
Reciclagem de sacolas plásticas

Eu separei para esse projeto algumas sacolas plásticas, o soprador do maridão e uma tesoura.

Corte as alças e a base das sacolinhas, abra e divida em dois pedaços. Esse tamanho vai depender do recipiente de vidro que você vai usar como molde. Adapte os pedaços da sacola conforme o caso.

Separe o recipiente de vidro escolhido e uma folha de plástico já cortada no tamanho certo. Eu optei por usar um copo de vidro. Lembre-se: o molde precisa ser de vidro.

Envolva o recipiente com a folha de plástico, ajuste bem. Se der você pode colocar as pontas de baixo do plástico para o lado de dentro do vidro ou então pode amarrar com linha para não sair do lugar.

Aplique o soprador bem no alto do recipiente. Use uma luva para proteger suas mãos do ar quente. Ao aplicar o calor o plástico começará a derreter. Siga movimentando o soprador ou o seu secador de cabelos. Com o soprador é muito rápido, uns 30 segundos. O secador demora um pouco mais.

Aplique o soprador de cima para baixo em toda a volta do recipiente. O plástico começará a tomar a forma do molde. Siga movimentando por todo os lados. Se aplicar o ar quente num único ponto, o plástico abrirá um buraco.

Termine de aplicar o soprador na base do plástico.

Observe como fica o plástico derretido.

Cubra o molde com uma segunda camada de plástico. Ajuste bem como da primeira vez.

Aplique o soprador novamente, exatamente como da primeira vez, começando pelo alto, depois descendo de cima para baixo. Ao terminar aguarde que esfrie bem.

Desencaixe o recipiente de vidro de dentro do plástico derretido. O plástico esfria rápido e endurece imediatamente, assim essa etapa é muito fácil. Lembre apenas que o plástico está frio, mas o recipiente de vidro estará quente por mais tempo. Tome cuidado e espere esfriar totalmente.

Corte as rebarbas da abertura usando sua tesoura. Se quiser um potinho mais baixo, use a tesoura também para acertar a altura desejada.
Aí está, essa é a maneira de transformarmos sacolas plásticas de supermercado e de lojas em recipientes multiúso.
Observem abaixo os detalhes do plástico enrrugado. Tudo isso você pode obter manipulando o soprador ou o secador de cabelos.
Os formatos dos recipientes vão sempre depender do que for escolhido como molde, então abuse da criatividade.
DICA: se o plástico que você estiver usando nesse projeto for daqueles mais grossos, uma única camada será suficiente para seu recipiente. Mostrei o pap com duas camadas porque essas são sacolinhas finas de feira e precisam ganhar mais resistência. Por isso usei duas camadas.
Esses potes podem ser usados para muitas coisas: como organizador de gavetas, como embalagem para seus produtos artesanais, e por ser impermeável, pode conter água e terra, transformando-se em vasos para flores e mudas.
A dica foi dada, agora quero ver o que vai sair da cartola de vocês. Me contem, ok?
Leiam nossa outra dica de como fazer organizadores de gavetas, cliquem Reciclando embalagens plásticas em organizadores de gavetas
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Adorei , adoro artesanato mas minhas coisas ficam péssimas kkk
bjs
Loiva
Olá, além de trabalhar com o meio ambiente, eu gosto muito dessa questão de reciclagem.
Realmente adorei essa sua idéia do reaproveitamento de sacolinhas, mas gostaria de tirar uma dúvida.
Eu vou tentar, mas quando você aquece uma sacolinha em cima da outra, o plástico gruda? Será que posso fazer com uma espessura bem grossa?
Abraços.
Hugo é essa a proposta, grudar as camadas de plástico. É uma técnica bem conhecida já, funciona sim. É só seguir as instruções que não tem erro.
sempre olhei as sacolinhas pensando num modo de transformar em arte. isso veio a calhar.Adorei essa idéia! Parabéns e Obrigada.
Ah, tudo bem, vou experimentar sim. Obrigada por responder Cris. Beijos!
Nossa, amei, muito bom mesmo. Só tenho uma dúvida antes de começar a trabalhar, no caso de sacolas brancas posso pintá-las? qual tinta você me indica se puder pintar? Obrigada, amei muito mesmo o post, já vou começar a trabalhar e compartilhar a idéia, obrigada
Christiane, eu usaria tinta esmalte , acho até que as tintas em spray ficam melhor, mas faça um teste antes, ok?
Achei muito legal, hoje testei com um plastio branco fosco e o resultado foi otimo, primeiro usei um vidro com formato de murano e depois um lata gostei muito do resultado, devo usar na decoração de natal.
Depois vou tentar mandar fotos.
adoro esse blog
Mande as fotos para [email protected] Helena, vou ficar esperando. Beijos.
Nossa!!!!que coisa maravilhosa,ao inves de jogar sacos plásticos no lixo,faremos essas maravilhas.
Obrigada a Vila do Artesão.
Beijocas em todas,
Regina CELI
Aproveite a dica para outros projetos Regina Celi.
Que maravilha, amei esta ideia…
Aprimore essa dica Valdiria, ponha sua criatividade pra fora.
Corrigindo: “como se fosse textura para parede”
Martha, penso que usar papel para criar esse tipo de textura nas paredes é mais fácil. Você pode usar jornal, revista e até filtro de café. Basta molhar e amassar o papel antes de aplicar sobre a parede com cola branca. O papel gruda melhor que o plástico e depois você pode pintar nas cores que preferir. Beijos.
Então amigos, será que posso revestir uma parede, como se fosse uma textera ou idéia de papel de parede?
Cris,
Preciso de uma ideia pra montar uma manjedoura em tamanho natural para ornamentar minha igreja neste Natal. Vc já publicou algo neste tema ou tem alguma dica ou algum site pra me indicar? Pensei em fazer de caixotes de feira(colocar pès pra ficar mais alto para que todos da igrejam visualizem bem) com muita palha. O que vc acha? Tem que ser algo bem fofinho, pois minha ideia é colocar um bebê de verdade na apresentação de Natal.
Bjs, Val
Val, o caixote de feira é uma ótima ideia, vai ficar perfeito e resistente pra receber o bebê. Acho que é a melhor maneira de fazer essa manjedoura mais parecida possível com o que deve ter sido. Beijos.
Eu acho que toda tentativa de reciclagem é válida, mesmo se o resultado não tenha nos levado o que costumamos dizer “Lindo!”. Eu acho que a proposta não foi essa. A intenção das designers Sarah K e Liane foi um caminho, uma atitude diferenciada, e, que, poderá ser aprimorada, modificada e recriada. A imaginação é para isso. Particularmente, valeu a apresentação, melhor do que jogar o plástico nos rios, nas ruas e poluir o meio ambiente. Obrigada pelo pap. Um abraço.
Julita, a minha função é apresentar as possibilidades. Gosto de ensinar a pescar e não de dar o peixe pronto. Acho que a técnica das designers abre muitas possibilidades que com certeza podem e devem ser exploradas até se obter o que o público consumidor deseja ou o que nos agrada pessoalmente. Eu mesma enxerguei muitas opções e espero que cada um encontre sua forma de expressão. Obrigada querida por dar sua opinião e grande beijo.
BEM DIFERENTE,QUEM DIRIA QUE AS INDESEJADAS SACOLAS DARIAM PARA FAZER COISAS TÃO BONITAS,GOSTEI MUITO.PARABÉNS.
Maria Aparecida, lembre que o que vale é a técnica e a sua criatividade em explora-la. Crie muitas outras coisas. Beijos.
Parabéns !!deveriam publicar essas idéias aqui no jornal local para todos aproveitarem os saquinhos plásticos.
Conivido todo mundo para conhecer o meu blog
Claudia enquanto os jornais não divulgam, você mesma pode passar adiante ensinando a dica para seus amigos. Obrigada pelo carinho.
Utilizo a reciclagem sempre que possível,porém, nesse caso a relação custo benefício deixou a desejar. Não tem um designer legal. Pode ser feito a titulo de curiosidade, mas… eu doaria os saquinhos que estão sobrando em casa para uma cooperativa.
otimo final de semana para todas
Silvia, toda opinião é válida, mas lembro que o que você considerou ruim, foi apresentado num salão de design em Milão. Acho que todos podem decidir se a dica lhes convém ou não, a minha função é mostrar todas as alternativas possíveis. Criatividade será sempre o grande diferencial de tudo e abrir a mente facilita que ela flua. Para você a dica não serviu, mas outras pessoas encontraram nela uma solução para suas necessidades, então está tudo ótimo. Bom final de semana também.
Realmente vcs são criativos, sábios e tudo mais. Parabéns!
Obrigada pelo carinho Maria da Solidade.
Gostei bastante, fiquei encantada com a criatividade humana, que realmente não tem limites.
Um abraço
Dete
Dete, obrigada querida. Criatividade é um combustível poderoso que nos leva a percorrer longas distâncias, sempre em frente. Quem tem mais com certeza vai mais longe. Beijos.
Que legal!! Achei super criativo.
Obrigada Karine, com certeza você vai encontrar outros usos para essa dica. Beijos.
Olá Cris!!!
Que ideia legal!!!!Simples e muito legal.Agora não sei se vai sobrar sacolinhas aqui em casa.Bjins e um bom final de semana.
É pra não sobrar mesmo Andreia, beijo grande.
Que ideia bacana, mto original!
bjs e lindo fds!!!!
Bem original Maysa. Reciclar é o máximo.
Parabéns pelo blog e pela inciativa. Amo reciclar…em meu orkut tem um álbum só de reciclagem. Como na próxima semana haverá a semana da sustentabilidade no colégio de meu filho e as irmãs sabem que faço arte, pediram para eu dar uma oficina. Farei os bottons com o funda da latinha de refrigerante.. além de levar peças que aos poucos estou postando em meu blog… comecei pela garrafinha de cerveja reciclada com o título memórias em conserva. Passem lá!!! Beijos
Parabéns pela atitude e pelo evento. Desejo todo o sucesso Marcia Aparecida. Beijos.
Show! simplesmente demais. parabéns para você e para as criadoras.
adeus lixo sacolar.
Bem interessante, né Elisio? Obrigada.