Hoje teremos mais uma participação especial com uma dica da leitora Gloria Larangeira que vem participar aqui da Vila restaurando uma mesa de mosaico.
Tem muitas coisas bacanas no post de hoje que servirão de incentivo para quem está iniciando e que mostram como é bom poder contar com a ajuda de artesãos mais experientes.
A Gloria me contou que sua relação com o mosaico aconteceu muito pela ajuda da Vero Kraemer, nossa querida colunista do assunto aqui na Vila. Ela sempre escrevia para a Vero tirando dúvidas e também acompanhava as dicas dela no blog Além da Rua Atelier. E assim enveredou pela técnica se aprimorando aos poucos até conquistar seus clientes e transformar o mosaico em negócio.
Fica o exemplo e a grande dica: quem pergunta aprende muito mais. Se aqui na Vila temos aulas especiais para vocês, usufruam e escrevam para as colunistas. Como a Gloria, vocês podem ir muito mais além.
Agora é com a Gloria que vai nos contar sua experiência. Fala Gloria:
Oi pessoal, há um tempo atrás uma cliente me procurou pois decidiu ela mesma dar uma cara nova à mesa antiga da cozinha, comprou material e começou o trabalho, porém, não deu certo. Então ela entrou em contato comigo para que eu terminasse a mesa.Havia muitos erros no trabalho dela, a solução foi retirar tudo e começar do zero! Sim…! Com a devida autorização da cliente fotografei tudinho e fiz um passo-a-passo bem legal para quem quiser se aventurar pelo mundo do mosaico. É fácil gente, só requer paciência,só isso. Vamos ao pap???
A mesa chegou aqui assim: as pastilhas estavam coladas com a tela, mesmo nas bordas. Dica 1 – Num trabalho circular, onde o espaçamento varia de acordo com a posição das pastilhas, não dá para utilizá-las na própria tela, é preciso soltar uma a uma.
Comecei a arrancar as pastilhas com um formão. Tinha muita, mas muita cola mesmo.
Dica 2- Excesso de cola é desnecessário, além de demorar a secar, a cola pode sujar demais as pastilhas dando mais trabalho ainda para limpá-las depois.
A cliente colocou palitinhos de dente, talvez como uma forma de obter distâncias exatas, mas no caso de uma circunferência não dá para trabalhar com espaçadores, bem não é que não dá….. mas a adequação das distâncias varia de acordo com o desenho.
Dica 3- Palito de dente não é o espaçador ideal. Nas lojas de material de construção você compra os espaçadores em diversos tamanhos; eles são vendidos em saquinhos e são baratinhos.
Depois de um bom trabalho….quase quase tudo retirado….
Uma vez o tampo livre das pastilhas, vamos limpar geral.
Havia tanta cola, que o processo de lavagem das pastilhas foi feito 6 vezes….isso mesmo !!!!

Seis vezes até que a água saísse limpinha. Tudo para aproveitar o material.
Toda a tela também foi retirada das pastilhas.
E as pastilhas secando totalmente para serem reutilizadas.
Para remover os resquícios de cola: Água, Sabão e Força no esfregão!!!
Mesa limpinha….
…mas tem um verniz sobre o tampo. A cliente havia colado as pastilhas sobre o verniz e isso não dá uma boa aderência, então, precisamos tirar o verniz.
Vamos lixar!!!
Uma vez lixada, o processo seguinte foi achar o centro da mesa e traçar as linhas conforme desejado, ou seja, nessa parte, depende do que você quer fazer.
Então na foto vemos o traço riscado no tampo da mesa, mas já com as bordas coladas.
Depois é só seguir preenchendo com as pastilhas, segundo o que se desenhou.
Colando as pastilhas uma a uma.
Para não ficar dúvida, clique aqui para recordar a aula da Vero que fala sobre essa etapa e clique aqui para assistir a um vídeo com dicas.
E siga adiante até terminar no miolo do desenho.
Depois é preparar o rejunte e aplicar.
A mesa está pronta e a cliente feliz!!!
Vejam como é simples se for feito como deve ser. E confira mais dicas da Vero, clique.
Gostaram do resultado? A Gloria aprendeu tudo direitinho e a Vero ajudou bastante. Quer ver?
Pra conferir conheçam mais do trabalho da Gloria visitando sua página Atelier Baú de Ideias e também conferindo as peças da sua loja.
E nós agradecemos à colaboração da Gloria que gentilmente contribuiu com suas dicas e experiência, que é tudo que mais vale!!!
Você também gostaria de colaborar com um passo-a-passo exclusivo para a Vila?
Entre em contato, clique aqui.
Fotos e passo-a-passo: Gloria Larangeira
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Glória, trabalho maravilhoso. Mandei um e-mail pra você pedindo ajuda. Preciso fazer a mesma coisa, só que ao invés de pastilha, preciso remover azulejos que foram assentados com cola em uma folha de porta (dessas vazadas). O formão funcionaria nesse caso? Tem algum produto que auxilie nesse processo? Aguardo ansiosamente uma resposta. Muito obrigada.
Luciana, entre em contato com ela também pelo Facebook no @gloria.larangeira
Por aqui é mais difícil que ela responda 😉
Beijos.
Adorei seu trabalho! Lindo demais! ganhei um carretel,pretendo fazer uma mesa, Gostaria de mais sujestões, Bjs Nira
Nirta, digite no campo de pesquisa no alto da página: Carretel. Depois confira a lista de resultados.
ameeeei, amo fazer artesanato, já fiz várias placas com o número da casa com mosaico, acho um trabalho muito lindo
Veralucia confira porque temos várias dicas qui na Vila. Divirta-se.
Achei seu trabalho maravilhoso, tenho uma mesa de madeira quadrada 80cmx80cm. O que ficaria melhor para decorar azulejo ou pastilha? Por favor me dá uma dica. gosto de flores ou outro tipo qualquer e que material usar. Agradeço e aguardo ansiosamente a vossa ajuda. Até breve!
Vera decida baseada no espaço onde vai usar. Se for mais informal as pastilhas ficam melhor, mas se for dentro de casa os azulejos encaixam com mais elegância, especialmente se forem estilo vintage. Beijos.
Boa tarde!
Adorei me apaixonei por mosaico,mas gostaria muito de saber como se faz as pétalas das flores que colam no centro do mosaico.
Obrigada!
Sandra
Sandra aprenda aqui: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2012/06/bandeja-com-mosaico-de-pastilhas-de-vidro-como-fazer/
Mosaico e’ tudo de lindo. E a mesa ficou perfeita.
Parabens
Glória, achei maravilhosa a mesa e o pap, ficou divino.
Parabéns
Regina Célia
Olá, Cris e Glória!
Muito obrigada por compartilharem esse processo maravilhoso!
Parabéns pra vocês!
Bjks da admiradora,
Fátima Rufino.