
A saboaria artesanal é daquelas atividades que retorna ao nosso cotidiano cada dia mais. Quer seja produzindo ou quer seja consumindo.
O resgate de antigos hábitos mais saudáveis e mais sustentáveis, tem nos reaproximado de coisas que as novas gerações sequer imaginavam que existiam. Sabe aqueles sabões ótimos feitos de óleo usado e os sabonetes de banho com produtos do quintal? Acredita que a existência deles ainda faz alguns ficarem boquiabertos?
Basicamente estes são produtos que estavam prontos nas prateleiras dos supermercados. Era pegar e usar. Quase ninguém questionava a qualidade, a composição e nem a origem. Até que marcas ao redor do mundo começaram a agregar ingredientes naturais e, até então, desconhecidos às suas fórmulas. Foi aí que abriu-se um portal para um novo mercado.
O mercado da saboaria artesanal

O consumo consciente gerou uma demanda por produtos naturais que vêm conquistando o público. Do mesmo modo mercados paralelos crescem engatados à este conceito. Mercados do interesse do artesão. Citando alguns: brindes, cerimoniais de casamento, festas de aniversário e mesmo chás de revelação já exploram a saboaria artesanal em suas confras e festas.
Agora despertei sua atenção? Pois abra o olho 😉

Saiba que estes são mercados cativos que crescem ano após ano. Você pode descobrir agora seu talento para a saboaria artesanal, consumir em casa produtos de origem confiável e ainda gerar renda consistente. Nada mal, né?
Também pode apenas se divertir e ter uma atividade hobby cheirosa e agradável. Pode fazer presentes únicos e exclusivos aos amigos e familiares e garantir lembrancinhas maravilhosas para suas festas.

Paralelamente temos o mercado do autocuidado. A cosmética e a saboaria artesanal estão unidas nos processos de skincare e possuem uma demanda gigantesca. Pesquisas elaboradas pelo Sebrae já demonstraram que este é um dos setores mais aquecidos em qualquer tempo. E se por acaso o escorpião se mudou para seu bolso, saber fazer alguns produtos básicos de beleza ajuda muito no orçamento, concorda?
Vamos dar uma explorada de leve no tema da saboaria artesanal? Tenho neste post um mói de links com dicas básicas de iniciantes e dicas baixíssimo custo de produção. Também sugestões para você começar a testar receitas e descobrir se leva jeito pra brincadeira.
No mínimo você vai garantir banhos bem aromáticos e quem sabe descobre um novo talento.
Os favoritos da Cris
Saboaria artesanal, o que é preciso
Uma das coisas que mais assusta quando queremos apostar numa nova atividade é o investimento em equipamentos e ferramentas.
Pra quem está iniciando só na curiosidade, a saboaria exige muito pouco neste sentido. Não há necessidade de adquirir muitas coisas. Num primeiro momento podemos tranquilamente utilizar o que já temos em nossas cozinhas.
Por exemplo: tigelas, potes, espátulas, colheres e medidores, quase tudo isso já temos em casa. Mas atenção: cuide para que não sejam de alumínio. Ele reage com os ingredientes interferindo no resultado. Saiba que podem ser de aço inox, plástico, silicone ou de vidro, ok?

Bem importante é ter uma balança digital e um termômetro. Na saboaria artesanal o peso dos ingredientes é muito importante. Se você tiver um mixer pra bater sua massa de sabão, facilita bastante. Claro que pode ser aquele fouet de silicone ou aço inox. Lembre: alumínio não pode.
Não menos importante é garantir sua segurança no processo. Tenha sempre luvas para manipular os produtos, máscara e óculos de proteção. É um processo químico então merece o cuidado.
Para dar forma ao seu sabão você pode investir em formas de silicone das mais variadas. Por outro lado você pode investir em criatividade e reciclar embalagens tetrapak e embalagens plásticas que seriam descartadas. Mais uma vez lembre de não utilizar nada que seja de alumínio, combinado?

Os ingredientes da saboaria
O sabão é o resultado da mistura de óleos vegetais ou animais, com uma base alcalina e água. A química desta mistura resulta em sabão e glicerina. A glicerina é um subproduto que incorporada ao sabão deixa ele mais hidratante e humectante.

Os óleos vegetais são os que nos dão mais autonomia para criar receitas e buscar objetivos específicos de tratamento da pele. Dependendo do óleo escolhido você pode ter uma ação calmante, aromática ou obter mais espuma, por exemplo.
Entre os óleos existem os mais consistentes como o óleo de palma e a manteiga de cacau. E também há os óleos moles como o óleo de girassol, óleo de coco e óleo de andiroba.
O universo de óleos vegetais é imenso e nos permite uma infinidade de combinações para trabalhar pontos especiais da cosmética. Vale um capítulo à parte.
O hidróxido de sódio

Além dos óleos usamos uma base alcalina para gerar o processo químico que produz o sabão. Normalmente usa-se a soda cáustica, Hidróxido de Sódio, como essa base. Peraí: antes que você se desespere, saiba que este é o modo padrão de se fazer sabão e sabonetes. Mesmo os comerciais.
Se você pensa que as bases prontas para sabão são diferentes, saiba que elas também são preparadas com soda cáustica. A diferença é que você não está no controle de uma etapa importante do processo da saboaria artesanal, perdendo em qualidade entregue. Especialmente se você pensa em produzir para vender.
Deixe de ser apavorade, compre os itens de segurança sugeridos e faça um teste produzindo sua própria base em casa. Não esqueça que no processo vai acontecer uma reação química que irá neutralizar a soda transformando em sabão e glicerina. Nada de cáustico deve restar, e você pode e deve conferir isso ao final do processo.
Os adjuntos

Pra terminar, considere que nas receitas sempre agregamos adjuntos, quer seja para obter efeito calmante, efeito esfoliante, anti-inflamatório, hidratante ou o que desejar. Em função disso, buscar aprimoramento em cursos aprofundados é o que vai garantir que você se torne um/a saboeiro/a de sucesso.
A vila recomenda
Porque usar sabonetes artesanais
Depois de listar os ingredientes que usamos para produzir sabonetes artesanais, já fica claro o porquê de optar por estes produtos.
Saber quais óleos compõem seu sabão, conhecer os adjuntos que foram adicionados, gerenciar o processo de fabricação em si, controlar de perto o ph final, tudo isso te dá a garantia de estar usando algo que realmente fará bem para a sua pele.

Se o mais importante é o autocuidado, então o verdadeiro porque já está claro nesta palavra. A saboaria artesanal bem feita, que usa ingredientes de procedência. Quando é finalizada com identidade, embalagem e entrega uma experiência agradável ao usuário, compensa, se justifica e tem tudo para ser sucesso.
O que você aprende na Vila já
Finalmente, vamos ao caminho das pedras? Vou te levar pela mão dando dicas daqui mesmo da Vila e também indicando outras fontes bacanas onde aprender o básico. Você já pode testar e descobrir quanto tem de afinidade com esta atividade 🙂
Nas nossas receitas daqui do blog indicamos bases prontas. Facilitam muito mais sua descoberta. Já nos links externos que vou indicar você encontrará receitas um pouco mais elaboradas.
Se sentir que tem bossa pra coisa, pense seriamente em cursos mais adiantados. Hó: invista em produtos de origem confiável. Sem eles seu esforço pode se perder por uma economia sem sentido.
Agora espie a seguir e clique nas letrinhas coloridas para saber mais.




O curso de saboaria que eu indico

Saboaria artesanal, outras receitas

Outros formatos na saboaria artesanal


Decore com sabonetes artesanais
Finalmente
Acredito que já tem assunto pra você começar sua paquera com o mundo da saboaria artesanal. E não falta inspiração pra deixar você em polvorosa. Espie só as possibilidades.



Está suficientemente inspirade? Booooom demais 😀
O que eu quero ver agora é você me mandando notícias das suas aventuras perfumadas. Compartilhe com toda a nossa comunidade enviando suas fotos aqui neste grupo do Pinterest.
Te espero.
Fotos: 1. Soap Queen, 2. Farmstead Naturals, 3. Nora Soap Shoppe, 4, 5 e 8. Soap Queen, 7 e 9. Why Don’t You Make Me, 10. Lovely Greens, 11. Sveta Longley, 12. Etsy, 13. Stampington, 14. Get Baby Showeria Ideias
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Quantas horas fica pronto para o banho depois de pronto o sabonete artezanal
Regina, depois que ele endurece o suficiente para ser desenformado, o sabonete ainda leva até 48 horas para completar o processo de saponificação. Depois disso ele precisa de um período de cura, que é um descanso em local seco; pode ser um pote. Esse descanso fará com que os resíduos de água evaporem e o sabonete chegue na consistência correta. Este tempo costuma-se indicar que seja entre 4 e 6 semanas. Antes disso o sabonete pode ser usado, mas vai se desfazer muito rápido durante os banhos e não vai durar. Outra ponto é que neste tempo de cura o PH se adequa um pouco, o que ajuda na questão do cuidado da pele.Beijos.
que conteúdo super ótimo esse dos sabonetes artesanais comecei no ramo dos sabonetes para agregar valor as toalhas que bordo ai me apaixonei fiz muitos kits com toalhas e sabonetes gratidão Cris por trazer com esse blog tantas receitas e dicas bacanas .
Que ótima ideia, Arlini. É isso mesmo, agregar valor aos dois trabalhos artesanais. Parabéns, certeza de que é sucesso 🙂